17/04/2021 às 07h27min - Atualizada em 17/04/2021 às 07h27min

Governo do Tocantins lançou nesta sexta-feira programa Mesa Farta na Escola


Foto: Divulgação
 
O Governo do Tocantins, por meio das Secretarias da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Gurupi lançou nesta sexta-feira, 16, o projeto Mesa Farta na Escola. A iniciativa consiste na implantação de hortas e de áreas para cultivo diversificado de alimentos nas escolas, a serem destinados à alimentação escolar e às famílias dos estudantes.

Com a finalidade de fortalecer ainda mais o vínculo entre escola e família, o projeto vai atender, inicialmente, três escolas estaduais e três da rede municipal de Gurupi, para servirem como piloto, tendo a possibilidade de ampliação para outras unidades de ensino do Estado. "A nossa proposta é que possamos adotar a filosofia de territorialidade do Tocantins sem distinção de rede", pontuou a titular da Seduc, Adriana Aguiar.

Os alimentos serão produzidos nas hortas escolares com a participação da comunidade. Diretores das escolas selecionadas ficarão responsáveis pela mobilização e cadastro das famílias no projeto. Os cadastrados vão colaborar, de forma compartilhada e voluntária, no cultivo e manejo dos alimentos. "Nós vamos entrar com as orientações técnicas, mas sem dúvida a comunidade, formada pelos diretores, pais e estudantes, será a grande protagonista desse projeto", destacou Jaime Café, titular da Seagro.

A produção será direcionada tanto para a alimentação escolar como para as famílias envolvidas na ação, seja para consumo ou comercialização dos produtos, proporcionando desenvolvimento social, por meio da geração de renda. "Sem dúvida é um programa que dará muitos frutos e que será expandido para outras unidades de ensino e para outros municípios", comemorou a prefeita de Gurupi, Josi Nunes.

A secretária Adriana Aguiar também destacou a importância do trabalho realizado em conjunto. "A presença das famílias no dia a dia dos estudantes é fundamental no processo de formação dos nossos jovens. O projeto Mesa Farta na Escola, além de trazer as famílias para a escola, vai gerar renda, resultando na produção de alimentos saudáveis. Temos muito a ganhar no processo de formação dos nossos estudantes", destacou.

A secretária municipal de Educação de Gurupi, Amanda Costa, destacou que o programa marca uma nova fase para a história de Gurupi. "Essa parceria entre Estado e município ajuda a evidenciar um novo caminho que o município e a Educação precisam percorrer, o da integração. A nossa geração de alunos é uma geração que exige a realização de atividades práticas, e a implantação das hortas e demais cultivares possibilitam um trabalho multidisciplinar, que fará toda a diferença", ponderou.
 (Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento