16/04/2021 às 07h29min - Atualizada em 16/04/2021 às 07h29min

Pavimentação da TO-247 impulsionará turismo e desenvolvimento do Jalapão


Foto: Divulgação
 
Nesta quinta-feira, 15, o Governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, acompanhado do  vice-governador, Wanderlei Barbosa, do Ministro do Turismo Gilson Machado, do presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Carlos Brito e do presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, além de secretários estaduais, deputados, prefeitos e entidades ligadas ao trade turístico do Tocantins, assinou a ordem de serviço para as obras de pavimentação de trecho da TO-247.

A pavimentação asfáltica da TO-247, no trecho de 50 km entre os municípios de Lagoa do Tocantins e São Félix do Tocantins, facilitará o acesso a um dos destinos turísticos mais visitados do Tocantins, o Jalapão. 

Considerado um momento histórico para o turismo tocantinense, a execução da obra de pavimentação da rodovia facilitará o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo em toda a região, bem como o desenvolvimento das cidades e o bem-estar e qualidade de vida dos moradores.

O Governador Mauro Carlesse destacou a importância da união de forças para o fortalecimento da infraestrutura do Estado e do turismo. “O Tocantins é um Estado novo, que já passou por diversas situações, mas hoje estamos aqui trazendo esperança, recursos que irão atender a nossa comunidade e garantir um maior desenvolvimento, não apenas do turismo, mas de toda essa região. E uma vida melhor para o povo tocantinense”, afirmou Carlesse ao mencionar que novas etapas da obra devem ser licitadas pelo Estado.

Já o Ministro do Turismo Gilson Machado, ressaltou o crescimento do número de visitantes do Jalapão e também os atrativos espalhados por todo o Estado. "A região do Jalapão, nos últimos 12 anos, recebeu 150 mil turistas, mas com o presidente Bolsonaro e o Governador Mauro Carlesse, nós recebemos 150 mil em 12 meses, pois o Jalapão merece e o Tocantins merece. Após a pandemia nós não vamos ter uma simples retomada no turismo, mas a mais significativa”, enfatizou aos prefeitos da região.

Ao fazer uso da palavra, o presidente da Adetuc, Jairo Mariano parabenizou a união entre os entes estaduais e federais e afirmou que o momento é de alegria e de consolidação de projetos. “O Jalapão já está consolidado em visitação e atrativos, mas hoje vemos a dedicação do Estado e do Governo Federal em executar ações de infraestrutura para que tenhamos um volume maior de turistas, fomentando a economia, o desenvolvimento e fortalecendo a atração de investimentos privados”, frisou. 

Caminho do desenvolvimento 

Roteiro garantido para os adeptos do ecoturismo e turismo de aventura, a rota turística Encantos do Jalapão é uma das referências do turismo tocantinense, e atrai visitantes e investidores de todo o país e do mundo.

O prefeito de Lagoa do Tocantins, Leandro Soares, ressalta que a obra de pavimentação da TO-247 será a maior da história do município e da região. “Ela alavancará o turismo e fará com que o nosso povo, que estava desacreditado, possa voltar a sonhar com um desenvolvimento para todos os municípios que compõem o Jalapão”, declarou. 

Representando as agências de turismo receptivo, o presidente da Associação Tocantinense de Turismo Receptivo (ATTR), Fernando Torres, revelou que a obra facilitará o acesso. “É uma obra que vai trazer muito desenvolvimento para a região do Jalapão que há muitos anos está em isolamento pela falta de acessibilidade”, pontuou, complementando que mercado turístico torce para que a obra seja concluída com rapidez.
(Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento