14/04/2021 às 09h51min - Atualizada em 14/04/2021 às 09h51min

Governo do Tocantins apresenta calendário e planejamento para ano letivo de 2021; retorno será não presencial


Foto: Divulgação
 
A secretária de educação do Tocantins, Adriana Aguiar, detalhou nesta terça-feira (13) alguns pontos do plano do governo estadual para o retorno das aulas na rede pública, que está previsto para maio. Além de informar que a volta será no modelo não presencial, a secretária apresentou as últimas mudanças feitas no calendário escolar.

No começo do ano houve retorno das aulas presenciais em parte das unidades escolares, principalmente nas cidades menores. Isso precisou ser revisto diante do agravamento da pandemia e de colapso do sistema de saúde. Desde o começo de março, todas as aulas presenciais estão suspensas no Tocantins.

O calendário divulgado nesta terça, segundo a secretária, é adaptável. Ela disse que conforme a evolução da pandemia, o formato das aulas pode evoluir para o modelo híbrido ou mesmo o presencial. A carga horária prevista segue sendo de 800 horas, mas não haverá 200 dias letivos.

Adriana Aguiar disse ainda que a volta não será somente online. A Seduc vai avaliar o alcance da internet em cada localidade e onde não houver acesso, serão entregues roteiros de estudo na casa dos alunos com os pais também podendo retirar os documentos nas unidade. O formato é semelhante ao realizado durante a maior parte do último ano letivo.

Atualmente, cerca de 140 mil alunos estão matriculados na rede estadual. A secretária disse ainda que haverá auxílio aos estudantes que tenham sentido dificuldade no aprendizado em 2020 por causa do modelo remoto e que eles terão aulas de reforço no contraturno escolar.

Segundo a secretária, no começo do ano, cerca de 19 mil não tinham entregues atividades relativas ao ano letivo de 2020 e aproximadamente 12 mil foram resgatados através da busca ativa. Os que ainda não entregaram todo o trabalho continuam sendo buscados pelos profissionais da Seduc.

Ano letivo de 2021

- 3 de maio de 2021 - início do ano letivo de 2021 em formato não presencial
- Férias escolares - 1º de julho até 30 de julho de 2021
- 17 de dezembro de 2021 - fim do ano letivo
- Dias letivos - 164 dias letivos em 800 horas
(Fonte: g1 Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento