07/04/2021 às 07h58min - Atualizada em 07/04/2021 às 07h58min

Em Palmas, aeroporto vai a leilão nesta quarta-feira com expectativa de que agronegócio atraia investidores


Foto: Divulgação
 
O Aeroporto de Palmas deve ir a leilão nesta quarta-feira (7) após anos de estudos e projetos relacionados ao terminal. Ao todo, o Ministério da Infraestrutura vai conceder para a iniciativa privada 22 aeroportos em todo o país, separados em três blocos. O de Palmas está no Bloco Central, junto com os de Goiânia (GO), São Luís (MA), Imperatriz (MA), Teresina (PI) e Petrolina (PE).

O bloco concentra aeroportos que têm características semelhantes. Em comunicado divulgado nesta terça-feira (6), o Ministério lembrou que os terminais têm "vocação econômica para o turismo de eventos, turismo de negócios e integração regional, além de englobar áreas com expressiva atuação agropecuária e de agronegócios".

Há outros projetos de infraestrutura na região que também irão a leilão esta semana e que são interligados com a estrutura aeroportuária. Dois destaques são a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), que deve ter um trecho atravessando o Tocantins, e o Porto de Itaqui, no Maranhão, por onde boa parte da produção agrícola tocantinense é escoada.

A expectativa do Governo Federal é arrecadar pelo menos R$ 50 milhões em outorgas com os seis aeroportos do bloco. O objetivo do Ministério da Infraestrutura é que quem vencer o leilão invista R$ 2,14 bilhões nestes terminais ao longo dos próximos 30 anos, prazo da concessão. Não foi divulgado o valor por terminal. Todo o processo deve gerar 30 mil empregos, também conforme a projeção do governo.

Além dos aeroportos do Bloco Central, serão leiloados ainda os aeroportos de Curitiba (PR); Foz do Iguaçu (PR); Londrina (PR); Bacacheri, também em Curitiba (PR); Navegantes (SC), Joinville (SC); Pelotas (RS); Uruguaiana (RS); e Bagé (RS) pelo bloco sul. Já o bloco norte contempla os terminais de Manaus (AM); Tabatinga (AM); Tefé (AM); Porto Velho (RO); Rio Branco (AC), Cruzeiro do Sul (AC); e Boa Vista (RR).
(Fonte: g1 Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento