01/04/2021 às 07h56min - Atualizada em 01/04/2021 às 07h56min

Cidades menos afetadas pela Covid no Tocantins apostam em vacinação e distanciamento para manter o controle e os números baixos


Foto: Divulgação
 
A pandemia de Covid-19 mudou radicalmente a vida de pessoas ao redor do mundo todo. Mesmo assim, ainda há lugares que conseguiram passar pelos últimos 12 meses com alguma tranquilidade. No interior do Tocantins isso é verdade para municípios que têm duas características principais. Cidades que são pequenas e que adotaram as medidas de distanciamento indicadas pelos especialistas.

Em todo o estado, nove municípios conseguiram manter o número de casos confirmados da doença abaixo de 100. Em três deles, não houve nenhuma morte por Covid.

Um destes casos de sucesso é Taipas, no sudoeste tocantinense. O município viu apenas 52 dos 2,1 mil moradores contraíres o vírus e nenhuma vida foi perdida para a pandemia na cidade. Para manter os números baixos o prefeito, Sílvio Romero, já tem uma aposta. Vacina sim, e logo.

"Agora estamos focados na vacinação e querendo vacinar com segurança e rapidez todo o nosso povo", disse ele. Até esta quarta-feira (31) a cidade tinha aplicado doses da vacina em 7,21% dos moradores.

Além de Taipas, outros municípios que conseguiram conter com sucesso a Covid foram Novo Alegre, com apenas 48 confirmações e Tupiratins, com 51 casos.

Entre os municípios que não tiveram mortes, estão ainda lavandeira, que também fica no sudeste do estado e Mateiros, na região do Jalapão.

O diretor da única unidade de saúde em Tupiratins conta que uma das principais estratégias é identificar e isolar rapidamente quem testa positivo. "Hoje estamos zerados, sem nenhum caso ativo. Temos dois casos em monitoramento, aguardando a chegada de exames", diz Fabrício Fonseca.

Nestes municípios, a população tem feito a própria parte. "As aglomerações tem, mas não é tanto. Os bares estão fechados", conta a moradora de Tupiratins Maria Domingas.

É o conselho dado por Wilkey Lourenço, diretor de descentralização do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde. Ele orienta que os moradores evitem viagens desnecessárias e aglomerações, principalmente idas para locais com mais casos, como a capital. Os infectologistas alertam que para o número não aumentar é necessário não descuidar das medidas de distanciamento.
(Fonte: g1 Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento