29/03/2021 às 07h56min - Atualizada em 29/03/2021 às 07h56min

Wanderlei Barbosa participa de reunião com o novo ministro da Saúde e elogia criação da secretaria especial de enfrentamento à pandemia


Foto: Divulgação
 
O vice-governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou sexta-feira, 26, de uma reunião no formato virtual entre o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e representantes do Fórum de Governadores do Brasil. Esse foi o primeiro contato dos gestores estaduais com o ministro e teve como objetivo discutir um plano nacional de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.
 
Na oportunidade, o ministro Marcelo Queiroga anunciou a criação de uma secretaria para tratar especificamente de ações e medidas de combate à covid-19. "Estamos agora com um firme propósito de instituir uma secretaria especial para o combate à pandemia de covid-19. Essa secretaria vai cuidar somente da pandemia, porque sabemos que, além da pandemia, as pessoas continuam tendo outros males", pontuou.
 
Também apresentou sua equipe de trabalho e propostas para ajudar os estados a combater o vírus, reduzir os efeitos da pandemia em todo o Brasil, além do cronograma de vacinação. O ministro reafirmou a meta, a curto prazo, de vacinar um milhão de pessoas por dia, e reforçou que medidas sanitárias como o uso de máscaras e o distanciamento social, são fundamentais para evitar o contágio do novo coronavírus.
 
Por sua vez, os governadores elogiaram a postura do ministro de se empenhar em buscar soluções para a crise sanitária que assola o país, e solicitaram a inclusão de representantes dos estados e municípios no Comitê para discutir medidas contra a covid-19, anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro.  Os governadores apontaram a situação de colapso na rede hospitalar enfrentada pelos estados e a necessidade de um trabalho integrado com os municípios e o governo federal em ações de prevenção, além da garantia de atendimento com kit intubação, oxigênio e medicamentos, um problema comum a todos os entes federativos neste momento.
 
O vice-governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, elogiou a racionalidade do ministro Marcelo Queiroga ao buscar união com os estados em torno da vida dos brasileiros. “É o que os estados sempre buscaram junto ao governo federal. Vamos trabalhar firmemente nessa ideia, o ministro foi bastante coerente. Há uma realidade comum em todos os estados, que é a falta de UTIs, insumos e oxigênio. Agora vamos direcionar todas as nossas energias em torno da saúde do nosso povo”, ressaltou.
 
O vice-governador tocantinense também elogiou a iniciativa de criação de uma secretária especial de enfrentamento à pandemia. “Demonstra a seriedade com que está encarando o problema. Está criando um ambiente para tratar especificamente da Covid-19, uma doença que preocupa a todos nós e até então isso não havia acontecido”, elogiou.
(Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90