22/03/2021 às 08h20min - Atualizada em 22/03/2021 às 08h20min

Estado deve liberar doses de vacinas armazenadas para uso como 1ª dose a partir de quarta-feira (24)



Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins disse neste domingo (21) que vai seguir a nova orientação do Ministério da Saúde e liberar todas as vacinas contra Covid-19 que estão armazenadas nas centrais de distribuição para serem usadas como primeira dose. Atualmente, parte dos imunizantes fica retida para garantir a aplicação da segunda dose em quem já recebeu a primeira. A distribuição para os municípios de todas as vacinas em estoque está prevista começar na quarta-feira (24).

O Governo Federal mudou a orientação porque espera conseguir realizar entregas constantes de remessas de vacinas daqui para frente. Com isso, o entendimento do Ministério da Saúde é que não há risco de que faltem doses para fazer a imunização completa, dentro do prazo, para quem já teve a primeira aplicação.

Considerando as doses recebidas na madrugada deste domingo, o Tocantins conta com 194.100 doses de vacinas. O Estado recebeu tanto doses da CoronaVac como da vacina de Oxford/AstraZeneca. Neste fim de semana, a Secretaria de Saúde disse que o imunizante de Oxford, por ter intervalo de aplicação mais longe, foi escolhido para ser usado em áreas de difícil acesso, como comunidades quilombolas.

Por causa da mudança de orientação, o Tocantins vai poder ampliar o público da vacinação para idosos a partir dos 70 anos. Atualmente, apenas pessoas com mais de 75 estão sendo vacinadas. As comunidades quilombolas também foram incluídas nos novos públicos prioritários da campanha.
(Fonte: G1 Tocantins).



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento