10/03/2021 às 07h45min - Atualizada em 10/03/2021 às 07h45min

Governador Carlesse debate com Comitê de Crise proposta para limitar pessoas nas lojas e ampliar o horário de atendimento


Foto: Divulgação
 
O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, coordenou na tarde desta terça-feira, 9, reunião do Comitê de Crise para discutir a evolução da Covid-19 no Tocantins, as medidas de distanciamento social e as demandas de representantes de entidades empresariais para construção de um plano de enfrentamento da pandemia, sem sacrificar a atividade econômica. O Comitê de Crise é formado por representantes do Executivo, Judiciário, Legislativo, forças de segurança e órgãos públicos do Estado.

O Governador mais uma vez destacou a importância de unir forças para enfrentar a crise e de ouvir todos os integrantes do Comitê e de entidades representativas do segmento empresarial, em busca da melhor forma de agir diante deste momento de agravamento da pandemia no Estado. Também sugeriu a ampliação do horário de atendimento e a restrição do número de pessoas no comércio, reforçando a necessidade de combater as aglomerações em festas, no transporte público, mercados e instituições bancárias.  “Temos que tomar decisões em conjunto, ouvindo todos os parceiros”, pontuou.

A proposta de flexibilização dos horários de funcionamento das atividades empresariais, no sentido de evitar as aglomerações no comércio, bem como, nos transportes públicos e instituições financeiras, foram bem recebidas pelos representantes das entidades que participaram da reunião. Eles entendem que as empresas já estão sendo bastante penalizadas e que as medidas de restrição de horários são equivocadas, uma vez que o limite do horário de funcionamento do comércio produz o efeito contrário, gerando mais aglomerações.

O representante do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Seturb), Roni Von Pinto, ressaltou que a restrição de horário de funcionamento das atividades, sejam empresariais ou públicas, é um desastre para o transporte público, e que o ideal é expandir o horário de funcionamento das atividades essenciais. “Expandir horário e fazer o escalonamento de horário de entrada e de funcionamento dos segmentos da sociedade vai fazer com que as pessoas não procurem o transporte público no mesmo horário”, reforçou.

A representante da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Tocantins (Abrasel), Ana Paula, afirmou que a participação nessa reunião atende uma reivindicação da entidade e explicou que o setor é um dos mais penalizados durante a pandemia. Ela defendeu que os empresários do setor que representa estão atentos a todos os protocolos e que a flexibilização proposta pelo governador Mauro Carlesse é importante para a continuidade das atividades, sem prejuízos às exigências sanitárias. “Temos consciência do que estamos fazendo e as medidas propostas são bem vidas”.

Nós temos que expandir o tempo de atendimento. Se o empresário tem condições, fica 24 horas. Os bancos, que gerenciam nosso dinheiro, também deveriam funcionar em tempo integral, mas isso não acontece, limitam o horário de funcionamento e promovem aglomerações, por isso sou favorável a essa proposta”, defendeu o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem no Tocantins (ABAV-TO), Marcelo Perim.

O presidente da Federação do Comércio do Tocantins (Fecomércio), Itelvino Pisoni, parabenizou pela iniciativa e destacou que a solução para o problema das aglomerações não é o fechamento do comércio.

“Eu endosso essa proposta e não podemos baixar a guarda. Temos que evitar as aglomerações no comércio estendendo o horário de funcionamento nos estabelecimentos”, declarou.

“Fico feliz com esse posicionamento do senhor, quando defende estender o horário. É isso o que precisamos. Só vamos acabar com o problema a partir do momento que a população for vacinada, portanto, é preciso buscar soluções coerentes, como essa proposta pelo senhor, para evitar as aglomerações e o contágio”, comemorou o presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins (Faciet), Fabiano do Vale, dirigindo-se ao governador Mauro Carlesse.

O Governador afirmou que as propostas serão analisadas pelo Comitê o mais rápido possível para que seja dado um encaminhamento das medidas a serem adotadas. “Precisamos de uma definição rápida, para que seja tomada uma providência a ser adotada pelo Estado para fazer frente à pandemia e reduzir esse quadro atual de ocupação dos leitos de UTIs e clínicos. Estamos abrindo mais leitos, mas isso não é suficiente. Não adianta somente um segmento fazer a sua parte e outros não colaborarem. Essa decisão deverá ser conjunta, esse é o caminho e queremos isso o mais rápido possível”, pontuou.

Balanço

O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, explicou que o momento é delicado e informou que nesta terça-feira, 9, o Tocantins atingiu 445 pessoas internadas e cerca de 10% esperando leitos de UTI. Tollini destacou que o desafio no momento, é dar condição de internação para os que necessitam de leitos clínicos, e que recentemente foram instalados mais 52 leitos, sendo 9 em Porto Nacional, 20 em Araguaína, 14 em Paraíso do Tocantins, 9 em Gurupi.

O secretário reforçou que, por determinação do governador Mauro Carlesse, está sendo ampliada a oferta de insumos, EPIs e materiais necessários para as unidades hospitalares e ampliação dos leitos de UTIs, mas explicou que acima de tudo é necessário consciência da população para a importância de obedecer às normas sanitárias. “De nada adianta implantamos leitos, se as pessoas não tomarem consciência da gravidade da situação. Não é leito em hospital que vai nos dar tranquilidade, mas sim atenção às medidas sanitárias, de distanciamento social e a responsabilidade individual e coletiva”, reforçou.

O presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade, agradeceu ao governador pela instalação de UTIs em Porto Nacional, assegurou que o Legislativo está atuante e lembrou que é preciso que a população também faça a sua parte. “Tem que ter responsabilidade, caso contrário vamos instalar leitos a cada dia e não vamos resolver o problema”.
(Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento