08/02/2021 às 14h09min - Atualizada em 08/02/2021 às 14h09min

Governadores da Amazônia Legal pedem retomada da habilitação de leitos do SUS e do auxílio emergencial


Foto: Divulgação
 
O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, e os demais governadores que compõem o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal divulgaram nesse domingo, 7, a Carta da Amazônia à Nação Brasileira, onde pedem a retomada imediata da habilitação de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e a continuidade do auxílio emergencial.

“Todos nós compreendemos a gravidade da pandemia e a necessidade de cuidar das pessoas. Muitas vidas foram perdidas ao longo desses meses e o que mais queremos é ver a população imunizada para frear essa doença que não está de brincadeira. Precisamos que mais leitos sejam habilitados no SUS para podermos atender a todos que necessitam de tratamento. Além disso, devido ao impacto econômico sofrido por todos, é necessário que haja o auxílio emergencial para que pais de família possam prover o sustento dos seus entes”, ressaltou o governador Mauro Carlesse.

Conforme consta no documento, os gestores estaduais entendem que a retomada da habilitação de leitos no âmbito do SUS é vital “sob pena de se agudizar o problema do subfinanciamento em meses decisivos no enfrentamento à pandemia”.

Diante do cenário atual, os governadores esperam que o Governo Federal dê continuidade à política de auxílio emergencial. “Do mesmo modo, temos a expectativa de que ocorra a retomada imediata do auxílio emergencial, pois a persistência da pandemia gera múltiplos efeitos econômicos e sociais, demandando medidas compensatórias para as famílias”, enfatizam os gestores dos estados amazônicos na Carta.

O documento é assinado pelos governadores do Acre, Gladson Cameli; do Amapá, Antônio Waldez Góes; do Amazonas, Wilson Lima; do Maranhão, Flávio Dino; do Mato Grosso, Mauro Mendes; do Pará, Helder Barbalho; de Rondônia, Marcos Rocha; de Roraima, Antônio Denarium; e do Tocantins, Mauro Carlesse. (Governo do Tocantins).

Leia a Carta da Amazônia à Nação Brasileira na íntegra no anexo abaixo.


https://otocantins.com.br/images/ck/files/Carta----Na----o-Brasileira---Cons--rcio-Interestadual-da-Amaz--nia-Legal--07_fev-2021-_f.pdf



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento