01/02/2021 às 14h00min - Atualizada em 01/02/2021 às 14h00min

Aulas presenciais na rede estadual começam no dia 8; retorno não é obrigatório e será de forma gradativa


Foto: Divulgação
 
As aulas presenciais na rede estadual do Tocantins devem ser retomadas de forma gradativa a partir do próximo dia 8 de fevereiro. Nesta segunda-feira (1°), a secretária de educação informou que a volta às escolas não será obrigatória e a situação epidemiológica de cada localidade será analisada individualmente e de forma contínua. Na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), o retorno está previsto para o dia 18.

“O pai vai ter a opção de se sentir à vontade para mandar o aluno ou não. Caso o pai opte por deixar o aluno continuar em casa, nós continuaremos com as atividades não presenciais, com os roteiros de estudo, da mesma forma que estamos fazendo até então”, explicou a secretária Adriana da Costa Pereira Aguiar.

As escolas da rede estadual estão sendo preparadas e os pais poderão visitar as unidades para verificar as medidas de segurança. A expectativa é que até o fim de fevereiro todas as unidades escolares estejam com o ensino presencial.

Em todas as escolas será obrigatório o uso de máscaras para alunos e profissionais. Além disso, as turmas serão divididas entre o ensino presencial e remoto. “Qualquer unidade escolar, universidade, nós vamos ter que fazer de forma gradativa. Enquanto um grupo tem aulas presenciais o outro grupo continua com as aulas não presenciais para que a gente possa garantir o distanciamento entre esses alunos”.

A secretária informou que o Estado vai divulgar um plano de continuidade das atividades educacionais e estará disponível para ajudar os municípios. Segundo ela, os dados da pandemia serão analisados por uma comissão de forma contínua para decidir sobre para manutenção das aulas presenciais.

“Vai ter município que naquela data ele pode ter um índice comprometedor e não se aplica essa data para o município. Podemos iniciar no dia 8 com alguma escola que depois de duas semanas se os dados da saúde forem comprometedores [poderá ser suspenso], nosso principal pilar e a segurança dos nossos alunos e dos nossos profissionais”.

No caso de algum município precisar suspender as aulas presenciais devido ao aumento de casos, as aulas voltarão para o modelo totalmente virtual.
(Fonte: G1 Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento