23/01/2021 às 08h01min - Atualizada em 23/01/2021 às 08h01min

Hemorrede Tocantins recebe reforço de Órgãos públicos de Palmas


Foto: Divulgação
 
“Vou doar pela primeira vez e me sinto muito feliz em saber que posso salvar vidas com este ato. Sempre tive muita vontade de doar e antes por problemas de saúde era impedida”. As palavras são da faturista de plano de saúde, Viviane Carvalho que participou da campanha #ParceirosPelaVida, coordenada pelo Ministério Público do Tocantins (MPE), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Receita Federal, Justiça Federal, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e  a Secretaria de Estado da Saúde (SES). O evento que tem como objetivo mobilizar os servidores a doarem sangue, acontece nos dias 22 e 29 deste mês, na unidade móvel da Hemorrede Tocantins, estrategicamente posicionada nas proximidades dos Órgãos.

Segundo a promotora de Justiça da área da Saúde, Araína Cesárea D'alessandro idealizadora da campanha, “nosso objetivo é sensibilizar a sociedade para a necessidade da doação de sangue, insumo tão importante quanto o oxigênio. Soubemos que o retorno das cirurgias eletivas dependem de um estoque seguro e por isso Ministério Público além de cobrar ações resolveu participar da solução da problemática”, enfatizou.

Para a superintendente da Hemorrede Tocantins, Pollyana Gomes Pimenta “esta é uma ação relevante de grande importância e de grande visualização da sociedade. Estamos em um período crítico em decorrência da pandemia que teve impacto nas doações e estas parcerias nos ajudam a garantir um estoque seguro para a população receptora de todo o Estado”, afirmou acrescentando que a meta são 25 bolsas por dia.

A coordenadora do serviço de saúde do TRE, Mary Carlos Freire explicou que “quando recebemos o convite do MPE entendemos que se trata de uma ação em prol do coletivo devido a dificuldade das pessoas serem doadores frequentes. É preciso sensibilização e nos surpreendemos com a adesão de nossos servidores que superou a expectativa  no número de doadores para o dia de hoje”

“Sabemos que há uma queda nas doações e que as pessoas continuam a precisar de sangue, então a Justiça Federal como instituição pública que trabalha em prol da sociedade aderiu à campanha para ajudar a atender a população que necessita de sangue” destacou o juiz federal Fabrício Roriz Bressan.

A necessidade da população também foi a motivação para a Receita Federal aderir à campanha. “Quando o estoque está baixo as pessoas ficam carentes e correm riscos, por isso nos dispomos a ajudar a intensificar as doações, participando desta iniciativa. Sou doador há aproximadamente seis anos e é importante a participação de todos que podem fazer isso”, disse o delegado Ricardo Wagner Magalhães Gomes.

Campanha

A campanha #ParceirosPelaVida seguirá durante todo o ano, com coletas entre os servidores dos Órgãos participantes a cada três meses. As equipes também estão realizando cadastro de doadores de medula óssea.

Doações

Em decorrência da pandemia pelo novo Coronavírus, a Hemorrede Tocantins registrou uma queda de mais de 30% nas doações de sangue. Podem ajudar a manter os estoques que atendem a todos os hospitais (públicos e privados) do Estado, qualquer pessoa com idade entre 16 e 69 anos de idade (os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável), que estejam em boas condições de saúde. Na oportunidade da doação, deve-se apresentar documento oficial com foto.

Em Palmas, os candidatos à doação podem agendar a coleta por meio dos telefones 0800.642.8822 ou 3218-3232/7336; em Gurupi no 3312-2237 ou 3312-7545; Araguaína pelo 3411-2915 ou 3411-2916; e Augustinópolis pelo 3456-1309.
(Secretaria da Saúde).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento