16/01/2021 às 08h10min - Atualizada em 16/01/2021 às 08h10min

Em Palmas, prefeitura planeja vacinar 14 mil pessoas contra Covid-19 na primeira fase da campanha


Foto: Divulgação
 
O plano municipal de imunização contra a Covid-19 foi divulgado na noite desta sexta-feira (15) pela Prefeitura de Palmas. Profissionais de saúde, idosos acima de 75 anos, indígenas e pessoas acima de 60 anos que vivem em asilos serão os primeiros a receber as doses na capital. A previsão é ter quase 14 mil imunizados na primeira fase.

O plano foi elaborado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-Palmas). Segundo o município a vacinação é aguardada para a próxima semana. Só que isso vai depender de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberar o uso emergencial das vacinas Coronovac e Astrazeneca. A decisão da Anvisa sai no domingo (17).

O plano foi finalizado nesta semana e prevê a vacinação de 10.071 trabalhadores em saúde, 3.622 idosos acima de 75 anos, além de 150 pessoas com 60 anos ou mais que vivem em asilos e 55 indígenas.

O anúncio do plano municipal de imunização foi feito pela prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) ainda na noite desta quinta-feira (14) em uma rede social, quando também afirmou que publicaria um novo decreto com medidas de combate à pandemia. O texto com as novas regras foi publicado na tarde desta sexta-feira (15).

Logística de vacinação

Também foram divulgadas informações sobre a logística de vacinação em Palmas. O município informou que a Central Municipal de Vacinas do Município de Palmas (CEMUV) conta com uma Rede de Frio porte 1, com cinco câmaras refrigeradas – com capacidade de armazenar 262 mil doses de imunobiológicos.

O município conta com 32 salas de vacinas na atenção primária, sendo quatro Unidades de Saúde da Família com câmeras refrigeradas e as demais com geladeiras comuns. Há também salas de vacina nas Unidades de Pronto Atendimento Norte e Sul, no Hospital Geral de Palmas e no Hospital e Maternidade Dona Regina.

A prefeitura afirmou ainda que para evitar aglomerações vai considerar instalar pontos de vacinação em locais como o Parque da Pessoa Idosa e na Feira da 304 Sul, na modalidade drive thru. Os locais e horários de vacinação serão divulgados posteriormente.

Próximas fases

O Plano Municipal de Vacinação da Covid-19 de Palmas prevê outras três fases de vacinação prioritária.

• Fase 2: estarão as pessoas entre 60 e 74 anos de idade, que somam 13.046 moradores.
• Fase 3: engloba as pessoas com comorbidades (13.067).
• Fase 4: estão professores (4.113), Forças Armadas e salvamento (2.797), funcionários do sistema prisional (518) e população privada de liberdade (878).

Ainda segundo o município, essas fases vão depender da disponibilidade de vacinas, finalização de estudos, aprovação da Anvisa e incorporação dos imunobiológicos no Sistema Único de Saúde (SUS). A prefeitura afirmou que outros grupos, considerados prioritários, como a população de ribeirinhos e quilombolas, ainda dependem de uma avaliação de qual fase serão inseridos.
(Fonte: G1 Tocantins).


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento