17/12/2020 às 07h48min - Atualizada em 17/12/2020 às 07h48min

Operação Feyman contra o tráfico de drogas efetua 14 prisões e apreende drogas, veículo, moto e lancha


Foto: Divulgação
 
Em ação integrada, as forças de segurança públicas do Tocantins efetuaram nesta quarta-feira, 16, uma ação de sucesso em desfavor da criminalidade e do tráfico de drogas. Deflagrada nas primeiras horas de hoje, a operação Feynman cumpriu os 14 mandados de prisão em Palmas, Palmeirópolis e no estado de São Paulo. Efetuou também a apreensão de um quilo de cocaína, um de maconha e um de crack, um veículo blindado, motocicleta de alto valor, lancha, armas, munição e dinheiro em espécie.

Além dos mandados cumpridos, foi efetuado o bloqueio de 14 contas bancárias utilizadas pela organização criminosa para lavagem de capitais oriundos do tráfico interestadual de drogas.

Coordenada pela 1ª Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos (1ª Denarc de Palmas) e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual, a operação Feynman foi realizada de forma integrada pela Ronda Ostensiva Tática Metropolitana (Rortam) e Grupo de Operações com Cães (GOC) da Polícia Militar do Tocantins e com o apoio do Grupo Operacional Tático Especial (GOTE), da 1ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (1ª DEIC) de Palmas; da Polícia Penal do Tocantins e da Denarc do estado de São Paulo e da Polícia Civil de São Paulo, seccional de Ourinhos.

O delegado-chefe da 1ª Denarc de Palmas, Enio Walcácer, a operação Feynman decorre de investigações iniciadas ainda no mês de setembro, que tiveram como resultado inicial a apreensão de mais de R$ 100 mil em drogas remetidas do estado de São Paulo para o Tocantins, que resultou na prisão de dois envolvidos e na apreensão de um adolescente, na operação nominada “Nexum Carcerem”.

Segundo Enio Walcácer, com a parceria firmada entre a 1ª Debarc de Palmas e o Gaeco foi possível identificar toda a organização criminosa e, por conseguinte, os núcleos de associados que atuavam no estado de São Paulo e faziam remessas de drogas constantes para o Tocantins, bem como o esquema de remessa e lavagem de dinheiro.

Nome da operação

O nome da operação, Feyman, é alusivo ao conceito da Formulação de Feynman (Mecânica Quântica), de que pode existir uma infinidade de trajetórias para se alcançar determinado destino – tal alusão se dá em face da operação em epígrafe não ter obedecido aos ritos rotineiros de onde parte-se da estruturação da rede para as apreensões; uma vez que a trajetória desta operação partiu da apreensão para estruturação da rede.
(Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento