11/12/2020 às 08h09min - Atualizada em 11/12/2020 às 08h09min

Adapec e Polícia Civil desarticulam comércio clandestino de produtos de origem animal em Araguaína


Foto: Divulgação
 
Em continuidade ao trabalho de combate ao comércio clandestino de produtos de origem animal, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), com o apoio da Polícia Civil do Estado do Tocantins, apreendeu nessa quarta-feira, 9, cerca de 129 kg de produtos impróprios para o consumo em um estabelecimento de Araguaína, na região norte do Estado. O infrator foi autuado em dois autos de infração de R$ 5 mil cada um pela adulteração de matéria-prima e por esconder e dificultar a fiscalização. Ele ainda foi preso pelos crimes de falsificação, corrupção, adulteração dos produtos alimentícios, comércio e distribuição.

Segundo o gerente de inspeção animal da Adapec, Antônio José de Sousa Caminha, a operação foi desencadeada após denúncia recebida, por meio do disque-defesa da Agência, de que esta empresa que já foi credenciada no Serviço Inspeção Estadual (SIE) e estava com o registro suspenso a pedido da empresa desde agosto deste ano, estaria processando produtos clandestinos, falsificando e utilizando o selo de inspeção estadual em seus produtos. E, após abordagem nessa quarta-feira, 9, foi confirmada a denúncia.

O inspetor de defesa agropecuária, Gerson Afonso Faria Nascimento, relatou que foi uma operação complexa pelo fato do proprietário dificultar a fiscalização do seu estabelecimento. “Após uma longa conversa, conseguimos entrar no local, onde não encontramos nada, porém, insistimos e percebemos pelo odor que havia produtos, então acessamos uma caixa d’água e, para nossa surpresa, ele havia escondido os produtos com rótulos falsificados ali, encontramos também 96 embalagens com o selo do SIE. O material foi apreendido e destruído nesta quinta-feira, 10, no aterro sanitário de Araguaína”, contou Gerson Afonso Faria Nascimento.

A investigação descobriu que o estabelecimento estava usando matéria-prima (queijos muçarela) de um outro local clandestino da região do Bico do Papagaio e que foi alvo de fiscalização da Adapec.

Produtos apreendidos

Entre os produtos encontrados e apreendidos estavam: 38 kg de bacon, 42 kg de presunto, 48 kg de muçarela e 96 embalagens.
(Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento