09/12/2020 às 07h51min - Atualizada em 09/12/2020 às 07h51min

Saúde convoca a população a doar sangue para manutenção dos estoques durante festas de fim de ano


Foto: Divulgação
 
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Área de Captação de Doadores do Hemocentro Coordenador de Palmas lembra a população da importância da doação de sangue, principalmente com a proximidade das festividades de fim de ano, período em que naturalmente os estoques de sangue sofrem uma queda e devido ao cenário de pandemia, pode agravar mais ainda a situação dos Hemocentros do Estado do Tocantins.

O objetivo é minimizar a redução do estoque de bolsas e reforçar a mensagem sobre a necessidade de doadores regulares para manutenção dos bancos de sangue. De acordo com levantamentos do Hemocentro Coordenador, em comparação ao ano de 2019 a Hemorrede do Tocantins sofreu uma queda de aproximadamente 30% dos candidatos a doadores e com a retomada das cirurgias eletivas e dos atendimentos de alta complexidade na rede privada, a preocupação nos Hemocentros aumenta, pois para atender as demandas do Estado é necessário que haja essa preservação dos bancos de sangue em níveis consideráveis, através da conscientização da população.

Pensando na segurança de todos e para continuar recebendo doações em meio à pandemia, novas normas de segurança foram implantadas nos hemocentros e unidades de coletas, que têm reforçado as medidas de higiene e distanciamento social, além de agendamento prévio, no intuito de evitar aglomerações. Ainda assim, os estoques de sangue continuam diminuindo e se mantendo em níveis abaixo do esperado e a única forma de garantir um suprimento preciso e suficiente de sangue é através das doações.

“Neste momento todos os tipos sanguíneos são bem-vindos e, principalmente, necessários. Nós vivenciamos diariamente os reflexos negativos causados pela queda nas doações. Ressalto que doar sangue é seguro e toda nossa equipe está capacitada para atender os doadores utilizando todos os protocolos de segurança. Por isso pedimos para que a população continue doando e quem ainda não é doador procure o hemocentro mais próximo, agende sua doação e nos ajude a salvar vidas”, pontua Robéria Fernandes, responsável pela área de Captação de doadores.

A doação de sangue pode ser feita a cada dois meses por homens e a cada três meses por mulheres e pode salvar até quatro vidas. A doação voluntária e regular é uma necessidade constante para atender adequadamente os pacientes que necessitam. Em Palmas os candidatos à doação podem agendar a coleta através do telefone 0800.642.8822 ou 3218-3232/7336, em Gurupi no 3312-2237 ou 3312-7545, Araguaína pelo 3411-2915 ou 3411-2916, Porto Nacional no 3363-8321 e Augustinópolis pelo 3456-1309.
(Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento