07/12/2020 às 07h45min - Atualizada em 07/12/2020 às 07h45min

Campanha 'Dezembro Vermelho', postos de saúde de Palmas vão realizar testes rápidos para diagnóstico de IST's durante todo o mês


Foto: Divulgação
 
As unidades de saúde de Palmas realizam uma programação especial durante a campanha 'Dezembro Vermelho'. A ação, que ocorre durante todo o mês, chama atenção de moradores sobre prevenção, diagnóstico e tratamento contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ITS's). Segundo a Prefeitura, durante o período todas as 34 Unidades de Saúde da Família vão realizar testes rápidos e farão ações informativas por meio de palestras.

A Secretaria Municipal da Saúde estima que 1.099 pessoas convivam atualmente com HIV em Palmas, mas o número pode ser ainda maior. É que para diagnosticar o vírus, exames devem ser realizados.

Os testes rápidos para detecção sífilis, HVI e Hepatites B e C são feitos de forma gratuita e os resultados saem em poucos minutos. A enfermeira da Unidade da Família (USF) da Arse 13, antiga quadra 108 Sul, informou que em caso de testes positivos, as pessoas recebem o acolhimento e são orientadas sobre como começar o tratamento.

“Nas unidades nós também fazemos a abordagem, acolhimento e aconselhamento das pessoas que são diagnosticadas com alguma infecção sexualmente transmissíveis. A rede oferece todo apoio e tratamento gratuito dessas doenças”, disse Francislaine Regina da Silva.

Além da ação informativa, as unidades também disponibilizam preservativos. A ação preventiva segue até o último dia de 2020.
(Fonte G1 Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento