23/11/2020 às 07h58min - Atualizada em 23/11/2020 às 07h58min

Votação online escolhe marca da Universidade Federal do Norte do Tocantins


Foto: Divulgação
 
A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) ganhou a própria identidade visual em um concurso realizado pela internet. Entre as três propostas finalistas, a vencedora foi a de número dois, que integra cores parecidas com as da atual marca da Universidade Federal do Tocantins (UFT) a elementos inteiramente novos para simbolizar a região norte. A ideia recebeu 57,3% dos votos.

A UFT, que está auxiliando na implantação da UFNT, informou que recebeu 83.796 votos. A proposta vencedora inclui uma marca, um brasão e uma bandeira. A criação é da acadêmica Samara Tavares Cruz, do curso de Medicina da UFT/UFNT, câmpus de Araguaína.

A autora explicou na proposta que integrou a marca símbolos de tribos indígenas do norte do estado para simbolizar a abrangência culturas da UFNT. O brasão institucional, nas letras N e T; a bandeira e a marca terão o grafismo ‘Òma’ do povo Karajá-Xambioá, que vive perto do município de Santa Fé do Araguaia.

O verde, nas letras U e F, simboliza o norte do estado no contexto da Amazônia Legal. No brasão, há duas listras azuis que se cruzam na extremidade alta, representando o encontro dos rios Araguaia e Tocantins. O detalhamento da proposta está incluído no edital.

Os próximos passos incluem a homologação da escolha, que deve ser realizada pelo Conselho Superior Provisório (Consupro) da UFNT nos próximos dias. A UFT lançou ainda uma página https://ww2.uft.edu.br/index.php/ufnt em que os interessados podem acompanhar todo o projeto de transição para a nova universidade.
(G1 Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento