23/11/2020 às 07h47min - Atualizada em 23/11/2020 às 07h47min
Prefeitos e vereadores eleitos serão diplomados por videoconferência pela primeira vez
Foto: Divulgação/TRE-TO Os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos no último dia 15 de novembro em todo o Tocantins precisam ser diplomados pela Justiça Eleitoral antes da posse, em janeiro de 2021. A cerimônia é uma formalidade em que eles recebem oficialmente o título que garante que serão empossados nos novos cargos. Por causa da pandemia de coronavírus, pela primeira vez, estas solenidades serão feitas por videoconferência.
O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) informou que vai usar salas fechadas do aplicativo Google Hangouts Meet para a diplomação. A ideia foi proposta pela Corregedoria Regional Eleitoral e aprovada pelo tribunal como medida para manter o distanciamento social.
Cada zona eleitoral vai marcar a própria data para o evento. O prazo limite para que todas realizem o trabalho é no dia 18 de dezembro.
No estado, são 139 prefeitos, 139 vice-prefeitos e 1.307 vereadores. As zonas eleitorais também ficaram responsáveis por divulgar amplamente as datas e por informar aos eleitos, partidos e coligações os procedimentos para participar. Os políticos devem ficar atentos porque outros prazos para entrega de documentos começam a contar a partir da data da diplomação.
Os documentos vão ficar disponíveis online para que os novos gestores e legisladores possam acessar. (G1 Tocantins).