Realizada todos os anos na última sexta-feira do mês de novembro, a Black Friday ocorrerá no próximo dia 27. Para garantir que os consumidores não sejam vítimas de fraudes, o Procon Tocantins orienta como realizar as compras on-line de forma segura e sem dor de cabeça depois.
Os avanços tecnológicos e a popularização da compra via internet facilitaram com que o consumidor adquira aquele produto desejado, principalmente durante a Black Friday, com anúncios de preços mais baixos e ofertas consideradas vantajosas.
Com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), esse meio de compra se intensificou ainda mais em decorrência das recomendações dadas pela Organização Mundial da Saúde, como ficar em casa, evitar aglomerações e manter o distanciamento social. “Se por um lado há facilidades como não precisar ir até lojas físicas e comprar no conforto de casa; existem também aqueles que aproveitam a alta busca por produtos nessa temporada para saírem em vantagem”, ressalta o superintendente do Procon, Walter Viana.
Nos últimos oito meses, o órgão de Defesa do Consumidor já registrou 499 reclamações referentes às compras on-line, ou seja, desde o início da pandemia. Ainda de acordo com Walter Viana, o Procon está atento às ofertas nas lojas físicas. “Para que o consumidor efetue uma compra segura na Black Friday deste ano, o Procon realizou ações como monitoramento de 1.300 produtos para evitar propaganda enganosa ou que o mesmo seja lesado”, afirma o superintendente.
Fique de olho
O Procon Tocantins orienta que o consumidor fique atento às dicas para evitar que seja vítima de fraudes e de propaganda enganosa. As informações são válidas paras as compras nas lojas físicas ou pela internet.
- Escolha lojas com tradição de vendas on-line ou fornecedores que sejam possíveis de contactar, por telefone ou e-mail, e que tirem todas as suas dúvidas antes da compra;
- Pesquise sobre o fornecedor, buscando a opinião de clientes anteriores;
- Verifique as medidas de segurança de dados ofertadas pela loja virtual aos seus clientes;
- Exija nota fiscal, pois ela é seu comprovante de compra;
- Desconfie de preços excessivamente baixos;
- Prazo de entrega muito longo pode significar que o vendedor não dispõe do produto a pronta-entrega;
- Pesquise sobre todas as características do produto antes de fechar a compra para evitar desentendimentos;
- Não permita que o site armazene seus dados para compras futuras;
- Faça print ou tire fotos das ofertas anunciadas;
- Fique atento quando a oferta for muito vantajosa.
É direito seu
É importante frisar que, de acordo com o art. 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o cliente que realizar suas compras pela internet, por catálogos e revistas tem o direito do arrependimento. Ou seja, existe o prazo de sete dias para cancelar a compra e receber o dinheiro de volta. “Mas, é válido lembrar que os valores pagos com o frete são de responsabilidade do consumidor e o produto tem que ser devolvido em perfeito estado e com a embalagem ainda lacrada”, ressalta o superintendente.
Denuncie
Em caso de denúncias, o consumidor deve entrar em contato por meio do Disque 151 ou utilizar o Whats Denúncia 99216-6840. Para formalizar a reclamação, o mesmo pode entrar no site http://www.procon.to.gov.br e clicar no banner “Faça sua Reclamação aqui”, preencher todos os campos e anexar os documentos solicitados. (Governo do Tocantins).