04/11/2020 às 15h44min - Atualizada em 04/11/2020 às 15h44min

Agência de Meterologia orienta sobre a obrigatoriedade da certificação em pneus


Foto: Divulgação
 
No mês de novembro começa o tão esperado período chuvoso no Tocantins. Com a mudança do clima e as vias molhadas, os motoristas devem redobrar alguns cuidados em relação aos veículos automotores de passeio e de transporte, dentre eles o estado geral dos pneus, um item que envolve a segurança viária dos passageiros e dos veículos.

Visando orientar o consumidor, o Governo do Estado, por meio da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), reforça que é fundamental que os motoristas estejam atentos ao indicador de desgaste da banda de rodagem dos pneus, que não pode ser inferior à 1,6 milímetros, conforme orienta o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

É obrigatório que os pneus novos e reformados (recapados, recauchutados e remoldados) contem com o Selo de Conformidade Inmetro. “A identificação assegura que o produto passou por ensaios metrológicos de velocidade sobre carga, testando a resistência do produto”, informa o presidente da AEM, Rérison Castro. É importante destacar que o pneu que apresenta deformidade nos testes não é aprovado para a comercialização.

Pneus têm vida útil

O consumidor deve estar atento ao desgaste natural do produto, que é variável conforme marca e modelo. E, no caso de aquisição de novo pneu, estar atento à certificação com o Selo Inmetro (item obrigatório, que deve estar na lateral do produto, parte conhecida como flanco).

Além disso, é importante que se priorize a a aquisição dos pneus no comércio formal, haja vista que a Nota Fiscal é o documento que garante a troca, manutenção, direitos e reclamações do consumidor.

Caso o consumidor encontre pneus sendo comercializados sem o Selo do Inmetro, deve registar a ocorrência na Ouvidoria da Metrologia Estadual, por meio do endereço eletrônico http://ouvidoria@aem.to.gov.br. ou no telefone 3218-2076.
(Secom TO).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento