04/11/2020 às 08h21min - Atualizada em 04/11/2020 às 08h21min

Instalação de sirenes para alertar moradores sobre riscos na Usina Hidrelétrica de Lajeado é concluída


Foto: Divulgação/Investco
 
Foi concluída a instalação do sistema de alerta com sirenes abaixo da Usina Hidrelétrica de Lajeado, na região central do estado. De acordo com a empresa que administra a UHE, a Investco, 10 torres de alerta sonoro foram distribuídas abaixo da Unisa, no sentido da correnteza do rio, por uma extensão de 10 quilômetros.

A instalação teve início em agosto deste ano e os primeiros testes foram realizados ainda em setembro. As sirenes vão produzir um alerta sonoro com intensidade de 70 decibéis em caso de risco. A empresa disse que o investimento no local foi de R$ 2,5 milhões.

A administradora da Usina informou que a Defesa Civil do Tocantins e representantes das prefeituras da área estiveram no local durante a instalação. O G1 procurou o órgão para saber como foi o acompanhamento e como serão os próximos passos e aguarda um retorno.

Segundo a empresa, o sistema vai promover mais tranquilidade e segurança à comunidade local, evitando a propagação de fake news envolvendo rompimento da barragem. Em 2019, por exemplo, um boato se espalhou em Tocantínia e os moradores evacuaram a cidade no meio da noite.

Agora devem ser identificados e marcados pontos de encontro e rotas de fuga. Depois disso a Defesa Civil tanto do Estado quanto dos municípios vão programar simulações de evacuação com base nos planos de contingências municipais.

Como funciona

As sirenes são capazes de operar nas condições ambientais mais adversas, segundo a empresa.

Os equipamentos podem ser acionados no local ou remotamente, por meio da sala de comando da Usina ou do Centro de Operações da Geração de sua controladora, em São Paulo. O sistema funciona por sinal de rádio e satélite. Também estará integrado com a Defesa Civil, possibilitando o envio de informações em tempo real.
(G1 Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento