20/10/2020 às 07h59min - Atualizada em 20/10/2020 às 07h59min
Instituto de identificação lança serviço que permite a pesquisa online de documentos perdidos
Foto: Divulgação/SSP Um novo serviço oferecido pelo Instituto de Identificação permite que o morador do Tocantins cadastre e pesquise, de forma virtual, os documentos perdidos ou extraviados. O objetivo é minimizar os transtornos ao cidadão e evitar que ele tenha despesas com a emissão de uma segunda via de carteiras de identidade.
Na prática, qualquer pessoa que tenha perdido seus documentos poderá consultar de forma online a localização dele. Mas, o documento somente estará no cadastro se houver sido entregue nas Delegacias de Polícia Civil, Núcleos de Atendimento e Postos de Atendimento do Instituto de Identificação ou órgãos parceiros em todo o Estado.
Para resgatar o documento, o cidadão terá que acessar o sistema. Se o documento estiver registrado na Plataforma de Atendimento de Perícia e Identificação (PAPI), o sistema informará em qual unidade ele estará disponível para ser retirado.
O serviço de pesquisa online de documentos extraviados é gratuito e já está disponível no site da Segurança Pública, na aba “Instituto de Identificação online”, localizada no menu à direita da página. Basta clicar e ir no item “documentos encontrados”.
O serviço ora implantado amplia os recursos já disponibilizados pelo sistema PAPI e reduzirá o número de atendimentos por este serviço.
A diretora de Papiloscopia do Instituto de Identificação, Naídes Cesar Silva explicou que a ideia do sistema aconteceu porque a maior demanda do órgão é por emissão de segunda via de Carteira de Identidade. “Dessa forma podemos ajudar o cidadão a economizar o dinheiro que iria usar para pagar uma segunda via e evitar transtornos vivenciados pela perda de documentos”.
Parceiros
Órgãos de fácil conhecimento e acesso de qualquer cidadão estão sendo convidados pela Superintendência da Polícia Científica da SSP-TO para serem parceiros do serviço. O objetivo é que eles recolham estes documentos extraviados e encaminhem aos núcleos e Postos Avançados de Identificação do Estado.
As Delegacias de Polícia Civil, Núcleos e Postos de Atendimento do Instituto de Identificação também receberão esses documentos extraviados. Segue abaixo relação das unidades onde os documentos recuperados poderão ser entregues pelas entidades e órgãos parceiros.
Núcleos e Postos de Identificação:
• Palmas: 202 Norte, Av. NS 2, Conj. 2, Lts 1 e 2. Plano Diretor Norte, CEP: 77.006-220
• Alvorada: Avenida JK, nº 605, Centro - CEP 77.480-000
• Araguatins: Rua Nero Macedo, nº 620-A, Centro - CEP 77.950-000
• Araguaína: Avenida Parnaíba, nº 1611, Centro - CEP 77.803-110
• Araguaína ("É pra já"): NIC Rosa Lúcia Ferreira Jorge 3421-4473 Avenida Cônego João Lima, nº 470, Setor Urbanístico - CEP 77.804-970
• Araguaína (Detran): Avenida Perimetral, S/N, Setor Santa Luzia - CEP 77.808-500
• Arraias: Rua Independência, Casa 01, Centro - CEP 77.330-000
• Augustinópolis: Rua João Heitor Costa, nº 111, Centro - CEP 77.960-000
• Colinas do Tocantins: Rua Goianésia, nº 324, Centro - CEP 77.760-000
• Dianópolis: Rua José Pitágoras Rodrigues de Melo, nº 135, Setor Nova Cidade - CEP 77.300-000
• Figueirópolis: Avenida Bernardo Sayão, nº 1445, Centro - CEP 77.465-000
• Goiatins: Avenida 1º de Janeiro, S/N, Centro - CEP 77.770-000
• Guaraí: Rua 01, nº 1613, Centro - CEP 77.700-00. (G1 Tocantins).