14/10/2020 às 08h17min - Atualizada em 14/10/2020 às 08h17min

Documento obrigatório não é mais impresso pelo Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins


Foto: Divulgação/Governo do Tocantins
 
Desde o mês de junho deste ano, quando foi implantado o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Digital (CRLV Digital) em todos os Departamentos de Trânsito do Brasil, o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) não imprime mais a versão em papel moeda deste documento, que é de porte obrigatório durante a circulação do veículo. O proprietário do veículo pode imprimir em papel comum uma versão do CRLV Digital, que virá acompanhada de um código QR para verificação de sua veracidade.

O presidente do Detran-TO, Cláudio Alex Vieira, explica que a implantação definitiva do CRLV Digital em junho deste ano vem a facilitar a vida dos proprietários de veículos, que não precisam mais dirigir-se aos departamentos de trânsito para a emissão do documento obrigatório. “A modernização dos documentos visa facilitar a vida do condutor e do proprietário de veículo com a possibilidade de ter a versão digital do CRLV no celular e também de poder imprimir em qualquer lugar do Brasil uma cópia em papel comum”, destaca.

Cláudio Alex informa também que a implantação do CRLV Digital ajuda a reduzir a possibilidade de aglomeração de pessoas nas unidades do Detran-TO.  “Nós procuramos acelerar a implantação do CRLV Digital também por causa da pandemia, já que o Governo do Tocantins buscou todas as formas para reduzir as possibilidades de aglomeração de pessoas  nos órgãos públicos, evitando a necessidade do usuário de sair de casa para imprimir o documento”, apontou.

Filas

Com o vencimento do Imposto de Circulação de Veículos Automotores (IPVA) no dia 15 de outubro próximo, muitas pessoas estão procurando o Detran-TO e as Ciretrans para tentar imprimir a versão impressa do CRLV Digital. O diretor de Operações, Marcos Jair Aguiar explica que o usuário não precisa mais vir ao Detran-TO  (sede ou qualquer uma das unidades) para imprimir o documento. “Quando o usuário imprimir no site do Detran-TO os boletos, já tem disponível na mesma página o ícone para impressão do documento CRLV Digital em impressora comum, e a atualização do documento será feita após o pagamento de taxas, impostos e possíveis multas vencidos”, enfatiza.

Boletos

Buscando também facilitar a vida do usuário, o Detran-TO disponibiliza os boletos para pagamento do Licenciamento Anual e do Seguro Obrigatório (DPVAT) através do site www.detran.to.gov.br , onde pode ser baixado e impresso pelo proprietário do veículo. Também está disponível na internet, através do site da Secretaria da Fazenda (http://www.sefaz.to.gov.br) os boletos referentes ao pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O Detran-TO também não imprime mais estes boletos.

Aplicativo

Para obter o CRLV Digital, ou Eletrônico,  o usuário deverá baixar em seu smartphone o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), fornecido pelo Serviço de Processamento de Dados da Receita Federal (Serpro), que está disponível em todas as lojas digitais gratuitamente.

Através do aplicativo CDT, o usuário poderá baixar no ser smartphone a Carteira Nacional de Habilitação e o CRLV Digital inserindo dados que constam no Certificado de Registro do Veículo (CRV), conhecido antes como DUT (documento para transferência de propriedade do veículo). Depois que o CRLV estiver no smartphone do proprietário, poderá ser compartilhado para outros usuários do veículo, como parentes ou mesmo empregados da casa ou da empresa.

O documento obrigatório também poderá ser fornecido a eventuais condutores de um veículo de forma impressa em papel comum, conforme já explicado acima. 

O Detran-TO orienta os usuários a evitarem sair de casa e que só compareçam ao órgão em caso de extrema necessidade. Aos que tiverem que comparecer, o uso de máscaras faciais é obrigatório em qualquer unidade do Detran-TO.O atendimento presencial deve ser obrigatoriamente agendado pelo site http://www.detran.to.gov.br ou pelo Call Center 0800 649 0154.
(Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento