10/10/2020 às 07h37min - Atualizada em 10/10/2020 às 07h37min

Secretaria da Saúde promove seminário on-line sobre Estratégias de Prevenção e Enfrentamento à Obesidade


Foto: Divulgação/Governo do Tocantins 
 
Em alusão ao Dia Mundial da Alimentação e com intuito de divulgar os dados e as estratégias para o enfrentamento da obesidade no Tocantins, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), promoverá o Seminário Estratégias de Prevenção e Enfrentamento à Obesidade no Tocantins. O evento será realizado no próximo dia 15, das 14h às 17h, por meio do aplicativo Zoom, através do link e é direcionado aos profissionais de saúde dos 139 municípios tocantinenses.

“O seminário é um alerta para os profissionais de saúde de que obesidade é uma doença crônica e grave que precisa ser vista como um problema sério de Saúde Pública. Neste contexto, a Atenção Primária tem um papel de suma importância na prevenção, diagnóstico e tratamento” explica Terezinha de Jesus Pinheiro Franco de Sena, nutricionista da Área

Técnica de Alimentação e Nutrição da SES.

A ação é organizada pela Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Primária e Área Técnica de Alimentação e Nutrição da SES, e conta com a parceria da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e da Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (MS).

Programação

O evento contará com palestras e debates. A abertura será realizado pela Diretora de Atenção Primária da SES, Laudecy Alves do Carmo Soares, em seguida serão realizadas seguintes palestras: Diagnóstico da Obesidade, de acordo com os dados do SISVAN 2019, com a palestrante Teresinha Franco - nutricionista da SES; Ações do Projeto de

Enfrentamento da Obesidade, com Sônia Lopes Pinto - Professora da UFT; Recomendação Guia Alimentar para População Brasileira, com Ariane do Carmo – Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) do MS e Recomendações Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de dois anos, com Mayara Ramos - CGAN/MS.

Dados no Tocantins

Em 2019, de acordo com os dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN)/MS foram avaliados pelos profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS), do Tocantins, o estado nutricional de 182.998 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Deste total, 42.804 pessoas têm algum grau de obesidade, sendo: 31.696 (Obesidade grau I);  10.650 pessoas (grau II) e 4.582 pessoas(grau III).

Comemoração mundial

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado em 16 de outubro em mais de 150 países. Essa data começou a ser celebrada em 1981, como uma forma de conscientizar a população de que é preciso ser informado em questões como nutrição e alimentação para manter a saúde.
(Secom TO).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento