07/10/2020 às 08h32min - Atualizada em 07/10/2020 às 08h32min

Pequi, rico em vitamina A, C, E, combate o colesterol e o câncer e aumenta a imunidade


Foto: Divulgação
 
De sabor e aroma marcantes, o pequi é característico do Cerrado e um dos símbolos desse bioma. Mas, além de dominar o gosto da galinhada e do arroz no Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste, o fruto chama a atenção pela enorme quantidade de benefícios ao corpo. Rico em vitaminas, minerais e ácidos graxos, tem efeitos no controle do colesterol e da pressão arterial, além de potentes propriedades anti-inflamatórias

Para se ter ideia do poder desse alimento, apesar de ter tamanho semelhante ao de uma maçã, comparado a essa fruta, o pequi tem o dobro da quantidade de vitaminas C e E, e é rico em vitamina A. A seguir, veja as vantagens de consumir com frequência o fruto do pequizeiro.

Previne doenças pelo conteúdo nutricional, o fruto atua como potente antioxidante, auxiliando no combate ao envelhecimento e na prevenção de doenças relacionadas à visão e à pele, além de fortalecer a imunidade. Há ainda estudos que mostram efeitos sobre o lúpus, o diabetes e até mesmo câncer de fígado. 

Rico em vitaminas e minerais.

Em sua polpa, é encontrado um alto teor de fibra alimentar, vitaminas do complexo B, vitamina C, minerais como cálcio, magnésio, fósforo, cobre, ferro e potássio, compostos fenólicos e carotenoides, suprindo boa parte das necessidades nutricionais da população. 

Bom para o coração 

O óleo vegetal do pequi pode ser extraído da sua polpa ou amêndoa, por esse motivo apresenta diferenças em suas composições. A alteração mais pronunciada entre esses óleos é a predominância de ácidos graxos. No óleo da polpa do pequi há maior concentração do ácido oleico (ômega 9), que ajuda a reduzir colesterol "ruim" (LDL), pressão arterial e triglicerídeos. Já no óleo da amêndoa do pequi (consumido como suplemento), o ácido predominante é o palmítico, que é antioxidante e contém vitamina A.
(Fonte:UOL).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento