01/10/2020 às 07h44min - Atualizada em 01/10/2020 às 07h44min

Governador Carlesse promove a reabertura do Jalapão e anuncia investimentos e novos serviços para a região


Foto: Governo do Tocantins 
 
O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, promoveu nesta quarta-feira, 30, a reabertura oficial do Parque Estadual do Jalapão, com o anúncio de novos investimentos em infraestrutura e melhorias aos municípios, comunidades quilombolas e atrativos turísticos que fazem parte da região. Sendo um dos maiores polos de ecoturismo de todo o Brasil, o parque do Jalapão estava fechado desde o mês de março por conta das medidas de prevenção ao novo Coronavírus.

“Estamos reabrindo o parque após muitos estudos técnicos e conversa com gente que é daqui da região. Todos os protocolos de segurança já estão sendo respeitados para um retorno sadio das atividades turísticas. Também estamos muito felizes com os investimentos que estão sendo feitos e adianto ainda que muitos outros virão. No mínimo, são mais 12, entre infraestrutura de estradas, instalação de postos de saúde, centro operacional para os Bombeiros, escolas preparadas para um projeto de turismo. Quanto mais organizarmos essa região, mais o nosso Tocantins será reconhecido, e assim mais visitações, mais desenvolvimento do comércio. Tudo vai fortalecer ainda mais nossa economia e a população é quem vai se beneficiar," afirmou o Governador.

Entre os investimentos anunciados pelo governador Carlesse nesta quarta-feira, 30, está a pavimentação da estrada que interliga a cidade de Ponte Alta do Tocantins a São Felix, em um trecho de 50 km.

Outro investimento de peso confirmado para a região está na construção de um aeroporto em São Félix, que segue em fase de estudos para processo licitatório, através de emenda parlamentar do deputado federal Carlos Henrique Gaguin.

Energia em São Felix

“Vemos que esta região tem um potencial muito grande, é o cartão postal do Estado, inclusive com projeção internacional. O agronegócio também tem crescido de forma significativa no entorno do Jalapão e por isto estamos pleiteando junto ao Ministério de Minas e Energia um ponto de suprimento e rede básica para que a energia não seja um empecilho para que o Jalapão se desenvolva,” afirmou  Alan Kardec.

Polícia Ambiental e Bombeiros

Também em São Félix. foi inaugurada uma nova base operacional para concentrar os trabalhos do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins e da Polícia Militar Ambiental.

Comunidade Quilombola Povoado da Prata 

Em seguida, a comitiva do Governo do Tocantins seguiu para a comunidade Quilombola Povoado do Prata, localizada há 20 km de São Félix. No local foi inaugurada uma nova praça destinada ao lazer e atividades esportivas para toda a comunidade. A praça recebeu o nome de Gracy Ribeiro de Souza, em homenagem a uma artista artesã que é pioneira no uso do capim dourado. O espaço conta com um quiosque, playground completo e equipamentos de ginástica ao ar livre.

O presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, comentou que a reabertura do Jalapão e os novos investimentos estão sendo um marco para o turismo e a qualidade de vida dos moradores da região. “Há três meses estamos qualificando, interagindo com as comunidades e com os empresários para que pudéssemos fazer esta abertura de forma segura, o que é uma determinação do Governador. Hoje é um marco para o turismo do Tocantins e todos estes investimentos trazem mais conforto também para o turista, os quais o Tocantins quer receber muito bem. Eu tenho certeza que o Estado vai surpreender neste novo tempo.”

Internet e linhas de Crédito

Outro município que está localizado dentro do Parque Estadual do Jalapão é Mateiros, há  304,9 km  de Palmas, e que concentra boa parte das atividades turísticas de toda a região.

Na tarde desta quarta-feira, 30, o governador Mauro Carlesse apresentou em primeira mão a oferta gratuita de serviço de internet no Centro de Atendimento ao Turismo (CAT) de
Mateiros, além de uma linha especial de crédito através da Agência de Fomento do Estado do Tocantins.

O Governo do Tocantins, através da Agência de Fomento, apresentou uma nova linha de crédito destinada aos trabalhadores informais da região do Jalapão. A presidente Denise Rocha apresentou detalhes desta nova operação de crédito.

"Esse fundo é denominado Crédito Popular e tem valores de R$ 1 mil a R$ 6 mil, com seis meses de carência e 36 meses para pagamento. Trata-se de um fundo que vem ajudar e socorrer as pessoas desta região, de forma acessível também para pessoa física. Aquele empreendedor formal ou informal, o cabeleireiro, o garçom, o pedreiro, o ambulante, o autônomo poderá ser contemplado. O fundo foi criado para esse momento de pandemia e também atende as pessoas com restrições ao crédito, com uma taxa diferenciada”, esclareceu Denise.

Atrativos Turísticos

Dois novos quiosques foram inaugurados nas Dunas e na Cachoeira da Velha, atrativos naturais que são gerenciados pelo Governo do Tocantins, através do Naturatins e Adetuc, respectivamente. Os quiosques serão usados pelos turistas, para receberem orientações sobre uso consciente dos atrativos do parque, bem como para descanso e base de apoio aos profissionais do Naturatins.

O Governo do Tocantins também revitalizou as trilhas de acesso as dunas na Serra do Espírito Santo, para facilitar o trajeto dos turistas.

O governador Mauro Carlesse finalizou o dia agradecendo as equipes do Governo do Tocantins que se empenharam durante todo o trabalho que culminou com a reabertura do Parque nesta quarta-feira, 30.

"Centenas de servidores estiveram envolvidos nesta etapa de reabertura do Jalapão. São pessoas engajadas com tudo aquilo que envolve essa região: as pessoas, o desenvolvimento de um turismo ecológico, além de melhorias significativas na qualidade de vida do cidadão jalapoeiro, os nativos desta região. Me sinto muito feliz de ter feito parte do dia de hoje, que certamente entrou para a história do nosso querido Jalapão", finalizou o governador.(Secom TO).


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento