26/09/2020 às 07h58min - Atualizada em 26/09/2020 às 07h58min

Começando por Luzimangues, Operação Integrada de Fiscalização cobrirá áreas em quatro municípios no final de semana


Foto: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins
 
As cidades de Palmas, Porto Nacional, Barrolândia e Miracema estão na mira da Operação Integrada de Fiscalização Contra as Queimadas. Os trabalhos começaram na manhã desta sexta-feira, 25, no Distrito de Luzimangues, que é ligado a Porto e fica 8 km da Capital.

Representantes dos órgãos de fiscalização e de combate definiram as estratégias, apontaram as direções e formaram as equipes que vão atuar durante todo o final de semana. O foco são possíveis autores de incêndios florestais na zona rural e nas cidades.

Segundo lembrou o Tenente-Coronel Erisvaldo Alves, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, “todas as formas de uso do fogo seguem proibidas no Tocantins até o dia 13 de novembro, conforme Portaria do Naturatins. Ou seja, continua sendo crime iniciar queimadas”.

A Defesa Civil Estadual relatou que, do dia 01 até este dia 25 de setembro, foram registrados 30 focos de calor em Palmas. O número é exatamente igual ao mês de setembro do ano passado.

No comparativo ano a ano, 2020 tem 23,24% menos focos que o ano passado, ou seja, 8.768 focos, contra 11.422. “A situação em termos de focos é confortável no estado. Hoje temos informações de que nos parques e áreas de preservação que são de responsabilidade do Estado, a situação está controlada. Não há grandes focos nas aéreas urbanas, nem na capital, e nem no interior”, afirmou o tenente-coronel.

A Operação Integrada de Fiscalização conta com a participação do Corpo de Bombeiros Militar, Naturatins, BPMA, 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, GMP, Ministério Público Estadual, Instituto de Criminalística, guardas e fiscais ambientais de Porto Nacional, Guarda Metropolitana de Palmas – Ambiental, além da Marinha do Brasil.(Secom TO).


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento