16/09/2020 às 08h07min - Atualizada em 16/09/2020 às 08h07min

Naturatins intensifica ações de combate a incêndios em unidades de conservação


Foto: Governo do Tocantins 
 
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) reforçou as equipes que atuam dentro dos parques estaduais no monitoramento e combate aos incêndios. O trabalho intensivo das equipes será feito até a primeira semana de novembro, quando está previsto o início do período chuvoso no Tocantins.

“O trabalho de combate ao incêndio teve início ainda no dia 10, mas só foi concluído no domingo, 13; isso porque as equipes fizeram um revezamento e trabalharam ininterruptamente até que o incêndio fosse apagado completamente”, conta a inspetora de Recursos Naturais do Naturatins, Hellen Flávia Teixeira Cunha.

A inspetora explica que mesmo com todo trabalho de prevenção e educação ambiental que o Naturatins realiza durante o ano, quando chega o período mais seco do ano, entre agosto e outubro, ainda existe a possibilidade de incêndios. “A equipe de combate aos incêndios no Jalapão é formada por profissionais treinados, que atuam de maneira ostensiva, como forma de controlar qualquer foco de incêndio para evitar que se queimem uma área maior”, informa.

Tanto o trabalho de prevenção quanto o de combate aos incêndios na região do Jalapão contam com a parceria das prefeituras de Mateiros e São Félix. As duas têm brigadas contratadas, que também possuem brigadas contratadas que podem ser solicitadas pela gestão do Parque, caso seja necessário.
.
Já o supervisor de Gestão do PEJ, Reinaldo Tavares de Sousa, reforça que é proibido por lei colocar fogo neste período crítico de estiagem e que todo o trabalho está focado em combate os possíveis focos de incêndios. (Governo do Tocantins).


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento