15/09/2020 às 07h37min - Atualizada em 15/09/2020 às 07h37min

Governo do Tocantins é destaque na imprensa nacional pela ampliação de leitos para tratamento da Covid-19


Foto: Governo do Tocantins 
 
Estruturar a rede de saúde pública, de forma a oportunizar leitos para o tratamento adequado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) acometidos pela Covid-19, tem sido prioridade para o Governo do Tocantins desde o início da pandemia. A medida de enfrentamento foi destaque nesse domingo, 13, na Coluna Painel do Jornal Folha de São Paulo, que, com base no Relatório Situacional da Secretaria de Estado da Saúde (SES), colocou o Tocantins entre os oito estados que mais dobraram os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Conforme a SES, em 10 de abril, a rede possuía 163 leitos Covid-19; número que saltou para 401 em 10 de setembro, como aponta o relatório situacional disponível no site da Saúde. Vale destacar que, desse total de 401 leitos, 143 são de UTI Covid-19 (sendo 137 adultos e 6 pediátricos) e 237 são clínicos (218 adultos e 19 pediátricos); a rede conta ainda com a retaguarda de mais 21 leitos de estabilização.

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, ressalta que, no que diz respeito a investimentos na rede para proporcionar atendimento e tratamento adequados aos tocantinenses, a Gestão Estadual não tem se furtado. “Em uma pandemia sem precedentes como essa que estamos enfrentando, não só o

Tocantins, mas o Brasil e o mundo, nós definitivamente não podemos cruzar os braços e não fazer nada. Pelo contrário, houve a necessidade de ampliar os leitos de UTI e assim o fizemos, elegendo cidades como polo, ampliando também os leitos clínicos nos hospitais regionais, fortalecendo a rede para que qualquer cidadão que tenha seu estado agravado possa de imediato receber todo atendimento necessário”, destaca.

“Mesmo com os investimentos que estamos fazendo, fortalecendo a rede de atendimento, seja ampliando leitos, investindo em equipamentos de proteção para os trabalhadores da saúde que estão na linha de frente, ou ainda ajudando de perto os prefeitos nesse enfrentamento é fundamental que cada um faça a sua parte. Se puder fique em casa, mas se tiver que sair, tome todos os cuidados de higiene e proteção necessários, para não colocar sua vida e a dos seus entes em risco”, conclui o governador Mauro Carlesse. (Secom TO).


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento