08/09/2020 às 14h59min - Atualizada em 08/09/2020 às 14h59min

Militares do exército, bombeiros e brigadistas do Naturatins combatem fogo durante fim de semana prolongado


Fonte: Divulgação
 
Os combates aos incêndios florestais foram intensificados nos últimos três dias. Nesta segunda-feira, feriado de 7 de setembro, as chamas continuaram em áreas da Serra do Lajeado e Serra de Taquaruçu. A missão de extinguir o fogo começou ainda pela manhã, quando uma guarnição do exército se deslocou para o povoado Machado, próximo a Palmas.

As ações dos militares do exército, bombeiros e dos brigadistas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) tiveram entre os objetivos realizar a prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais no entorno da Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado (APASL) e no Parque Estadual do Lajeado (PEL).

Ainda pela manhã as equipes foram encaminhadas para próximo de uma fazenda localizada na encosta da serra. O outro grupo foi direcionado para a porteira oeste do Parque Estadual do Lajeado, para encontrar com brigadistas do Parque que foram conduzidos ao ponto de incêndio florestal.

O combate foi intenso e por volta das 18:30h, as equipes do exército retornaram para o 22º Batalhão de Infantaria Motorizado (22º BI Mtz), situado em Palmas e os brigadistas do Naturatins voltaram para a base no Parque Estadual do Lajeado.

Nesta segunda-feira, 7 o presidente do Naturatins, Sebastião Albuquerque acompanhou o dia de combate e fez monitoramento dos incêndios da Serra do Lajeado, com visualizações dos focos de fogo do mirante. “Ao acompanhar de perto o combate às chamas, vi o verdadeiro empenho desses homens que são os verdadeiros heróis na salvaguarda dos recursos naturais do nosso Cerrado”, considerou.

Com o propósito de extinguir outros focos de incêndio florestal na parte baixa da Serra do Lajeado, outra guarnição das Forças Armadas se deslocou para o posto Machado no povoado de Taquaruçu Grande, quando os combatentes se concentraram em uma área próxima a encosta da serra.

Governo Federal

A solicitação para que o Governo Federal autorizasse o emprego das Forças Armadas no combate aos incêndios no território tocantinense, foi feita pelo Governo do Tocantins, ao presidente da República, com o propósito de proteger as Unidades de Conservação Estaduais, em parceria com todos os órgãos que compõe o Comitê do Fogo. A autorização foi publicada na edição do último dia 20 de agosto no Diário Oficial da União (DOU).

As estratégias de prevenção e combate partiu de acordos com Comando do 22º BI Mtz, situado em Palmas, com o tenente-coronel Erisvaldo Alves, da Defesa Civil Estadual, com a tenente-coronel Andreya Bueno, comandante do 1°Batalhão de Bombeiro Militar e Bruno Maciel, superintendente da Defesa Civil de Palmas. (Fonte: Naturatins)


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento