08/09/2020 às 08h27min - Atualizada em 08/09/2020 às 08h27min

Com apresentação do Coletivo Agulha Cenas, o espetáculo Horas Breves trata sobre o tema Ansiedade


Créditos: Flaviana OX/Divulgação
 
Horas Breves transforma diferentes sensações da passagem do tempo em imagens, sonoridades e movimentos. Responsável pelo projeto, a bailarina Renata Souza adianta que o espetáculo se desenvolve em torno das diferentes sensações, abordando, por meio da experiência artística, a questão da ansiedade. “A ansiedade, caracterizada pela sensação de não ter tempo para nada, é um mal do nosso tempo, marcado pelo excesso de informações e pela pressa nas diversas esferas da vida”, descreve.

A produção de dança-teatro é formada por textos em domínio público do escritor Luís de Camões. "O espectador é convidado a construir sentidos e seguir uma cronologia tortuosa que percorre marcos da história da humanidade, memórias pessoais e fictícias e o tempo real da apresentação", complementa Renata.

Sinopse

Quatro pessoas em uma sala de espera. Ao seu redor, o tempo avança lenta e inexoravelmente. O tempo que leva para piscar. O tempo entre uma sentença e a próxima sentença. Em seu interior, o tempo se move em todas as direções e velocidades. O tempo como é sentido pelas árvores. O tempo que existe nos sonhos. Sua rotina os aprisiona. Em suas lembranças e saudades, revivem o tempo perdido. Todo o tempo que lhes resta. Todo o tempo restante.
Mostra

O projeto oferece, ao longo dessa semana, atrações para o público infantil e adulto, produzidas por grupos locais. O evento acontece de terça a sábado, 8 a 12, sempre às 19 horas, no canal do Youtube do Coletivo Agulha Cenas. Toda a programação é gratuita.

A Mostra de Artes Cênicas de Palmas reúne diferentes linguagens artísticas, como dança, circo, poesia, contação de histórias, cultura popular e teatro, adequados para assistir em casa e de graça. Além do “Horas Breves” (dança-teatro) do Coletivo Agulha Cenas, serão apresentados os espetáculos “Circo dos Brinquedos” (Circo) da Cia Os Kaco, “As Histórias que vou te Contar da Cia UmpontoDois” (teatro de rua), “Jujubas” da Cia Jujubas (música e teatro) e “Zé: Crônicas e Poesias de José Gomes Sobrinho” (teatro e poesia) de A Barraca Cia de Artes. Os espetáculos foram gravados antes da pandemia e serão disponibilizados pelo Youtube somente durante a programação do evento, sendo um espetáculo por dia (confira o quadro).

Projeto

O projeto "Itinerários: Mostra de Artes Cênicas de Palmas" é uma realização do Coletivo Agulha Cenas com patrocínio da Fundação Cultural de Palmas e Conselho Municipal de Políticas Culturais, por intermédio do Fundo Municipal de Cultura, com o apoio do Estúdio OX, Loja Natupetit e Programa Conversa com Lubia Araújo.

O Coletivo está sobre a direção dos bailarinos Renata Souza e Elton Fialho. Integram ainda como elenco os atores e bailarinos Fabrício Ferreira, Josely Rocha, Carlos Gontijo, Maria Antônia Dantas, Marcelo Caio e Liby Miranda. Na equipe técnica, iluminação, som e contrarregragem participam Daniel Mangaba e Juan D'ângelo. A cenografia e figurino é de Vivian Oliveira, fotografia de Flaviana OX e assessoria de imprensa de Cinthia Abreu. 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento