05/09/2020 às 12h26min - Atualizada em 05/09/2020 às 12h26min

Governo do Tocantins assiste comunidade indígena da ilha do Bananal em projeto de Piscicultura


Foto: Governo do Tocantins 
 
Com a finalidade de proporcionar segurança alimentar, bem com a geração de renda aos povos indígenas, o Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), vem prestando assistência técnica às famílias e associações na implantação de projetos agropecuários. A comunidade indígena Krahô, situada na Lagoa da Confusão, município que integra a região da Ilha do Bananal, é uma das etnias que está recebendo esse acompanhamento técnico na implantação de um projeto de piscicultura voltado para o cultivo da caranha, espécie que tem boa comercialização no Estado.

A iniciativa para a elaboração desse projeto surgiu a partir do trabalho de conclusão de curso do indígena Renato Pymcre Pityj Cruz Lima Krahô, hoje técnico agropecuário e gestor ambiental, que orientação técnica do Ruraltins na adequação do projeto e a viabilidade de sua implantação. 

Com expectativas de produzir 10 toneladas de peixe por ciclo, o projeto será feito no sistema de cultivo em tanque elevado revestido de lona, e desenvolvido pela Associação Indígena Kraho AIK-Irom Kam Co, com acompanhamento técnico do Ruraltins. Atualmente a associação conta com 22 membros da comunidade Krahô, devidamente cadastrados e com a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional da Agricultura Familiar (DAP) jurídica regular. (Governo do Tocantins).


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento