26/08/2020 às 08h20min - Atualizada em 26/08/2020 às 08h20min

Governo do Estado realiza seminário sobre políticas educacionais


Foto: Governo do Tocantins 
 
A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realiza quarta-feira, 26, e quinta-feira, 27, seminário voltado para as políticas educacionais de avaliação. O evento, totalmente digital, terá abertura oficial a partir das 9h, com a participação da secretária Adriana Aguiar. A transmissão será feita via TV Seduc Tocantins, canal da Pasta no YouTube.

O seminário traz como tema: ‘Das Políticas Públicas à Sala de Aula: Currículo e Avaliação no contexto da Pandemia’ e contará, ainda, com a abertura da consulta pública para o Documento Curricular do Tocantins – Etapa Ensino Médio e com ciclo de palestras sobre a Avaliação da Aprendizagem no atual momento vivido no Brasil.

O evento é voltado para gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores das redes estadual, particulares e municipais de educação, equipe técnica da Seduc e das Diretorias Regionais de Educação. (confira o cronograma das palestras e currículos dos palestrantes abaixo)

Cronograma de palestras

26/08 - 10h - Tema: ‘A avaliação da aprendizagem como indutora de políticas públicas nos sistemas de ensino’
Palestrante: Kátia Cristina- professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
 
14h - Tema: Avaliação de larga escala (Enem e Saeb): perspectivas e desafios durante e após pandemia - Palestrante: Maria Inês Fini - doutora em Ciências - Educação, Pedagogia Educação; Pedagoga, Professora e Pesquisadora em Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento Social e do Trabalho, especialista em Currículo e Avaliação, com experiência em Gestão Educacional na Educação Básica e Superior. Fundadora da Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (Unicamp).
 
27/08 - 10h - Tema: BNCC e a avaliação da aprendizagem
Palestrante: Marcos Irondes - doutorando em Educação na Amazônia pela UFPA/UFT e professor da Educação Básica da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins.
 
14h - Tema: Indicadores educacionais como instrumento de avaliação e adequação do planejamento escolar
Palestrante: José Francisco Soares - doutor em Estatística pela University of Wisconsin – Madison (EUA), e pós-doutor em Educação pela University of Michigan (EUA) e professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
 
15h30 - Tema: Habilidades socioemocionais e o retorno às aulas
Palestrantes: Marialba Carneiro - especialista em Gestão Escolar pelas Faculdades Integradas Urubupungá, especialista em Gestão Educacional pela Universidade de Campinas (Unicamp), diretora da rede estadual de ensino de São Paulo e consultora educacional;

Ladislau Ribeiro - professor no Curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Tocantins (UFT), doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio doutoral na Division of Health Research - Lancaster University (Reino Unido).  (Governo do Tocantins).


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento