22/08/2020 às 08h00min - Atualizada em 22/08/2020 às 08h00min

Saúde pública: queijaria clandestina é interditada no norte do Tocantins


Foto: Divulgação
 
A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) realizou uma operação de combate à industrialização e comércio clandestino de produtos lácteos, no município de Axixá, no norte do Estado. Foram apreendidos 57 quilos de queijos, 200 litros de leite cru, o proprietário foi autuado em R$ 5 mil reais e o estabelecimento interditado.

Segundo o gerente de inspeção animal da Adapec, Antônio José de Caminha, a operação aconteceu após denúncia anônima de que o proprietário de uma fazenda em Axixá estava produzindo queijos de forma clandestina e comercializando em restaurantes, supermercados, lanchonetes, padarias e feiras livres da cidade e municípios circunvizinhos. Além disso, a queijaria não possuía registro em nenhum órgão de inspeção oficial.

Ao chegarem à propriedade os inspetores e fiscais agropecuários da Adapec identificaram o funcionamento da queijaria em condições higiênico-sanitária precária. A estrutura era de piso de chão batido, com acesso a presença de insetos, galinhas e até bovinos. Também foi detectado forte odor devido o acúmulo de sujeira, soro e leite. Os utensílios que eram utilizados para manusear o processamento do leite eram de madeira e estavam em estado precários. (Secom).




 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento