13/08/2020 às 09h58min - Atualizada em 13/08/2020 às 09h58min

Governador Mauro Carlesse vistoria obras de reconstrução asfáltica da TO-080 entre Palmas e Paraíso


Foto: Divulgação 
 
O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, vistoriou  as obras de reconstrução asfáltica da TO-080, trecho que liga os municípios de Palmas a Paraíso do Tocantins, o equivalente a 53,7 quilômetros iniciados imediatamente após a Ponte da Amizade e da Integração. O investimento é de R$ 40,3 milhões.

O prazo para conclusão das obras é de 12 meses, mas in loco o governador Mauro Carlesse constatou o quanto as obras estão adiantadas, sendo que 28 quilômetros já foram reconstruídos. “Esta rodovia estava muito danificada e agora está sendo reconstruída para dar melhores condições de tráfego para os cidadãos tocantinenses e para todo o trade [comércio] do agronegócio escoar a produção. Esse pavimento novo terá longa durabilidade, está sendo construído para suportar o tráfego de veículos pesados que é frequente aqui devido ao pátio multimodal da Ferrovia Norte-Sul, onde se transporta soja e vários outros produtos”, garantiu.

A obra

Ao longo dos quase 54 km do trecho a ser reconstruído estão sendo utilizadas as seguintes soluções asfálticas: TSD (Tratamento Superficial Duplo) ou CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), dependendo das condições atuais da via.

A reconstrução do pavimento faz parte do Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias (Crema), segunda etapa, do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), convênio entre o Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) e o Banco Mundial.

As obras incluem os serviços de fresagem, que são cortes ou ranhuras no pavimento; de reperfilagem, com a colocação de uma nova camada de asfalto para nivelar e corrigir irregularidades, dando uniformidade ao asfalto; e de implantação de capa asfáltica, camada final de asfalto. O trecho receberá ainda a renovação do sistema de drenagem e da sinalização viária. Conforme o contrato, após a conclusão das obras, a empresa fará a manutenção do trecho por até quatro anos.

Duplicação

Quanto à duplicação da TO-080, trecho que liga Palmas a Paraíso, o Governo do Tocantins já apresentou o projeto junto ao Banco do Brasil, trâmite necessário para liberação do recurso na ordem R$ 150 milhões, e aguarda a finalização desse processo para início das obras. A operação de crédito foi autorizada pela Assembleia Legislativa.  (Informações da Secom).


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento