12/08/2020 às 08h05min - Atualizada em 12/08/2020 às 08h05min

Municípios realizam ações de melhorias nas regiões de aldeias indígenas e assentamentos


Foto: Divulgação 
 
Prefeitos de diversos municípios do Estado têm comemorado as ações de melhoria na infraestrutura dos municípios, conseguidas com o apoio das centenas de máquinas pesadas entregues pelo Governo do Tocantins, entre os meses de junho e julho deste ano. Entre os locais que estão sendo beneficiados com as obras estão as aldeias indígenas e os assentamentos rurais.

Em Tocantinópolis, onde estão localizados os indígenas da etnia Apinajé, serão cerca de 40 aldeias atendidas com a melhoria de estradas vicinais. “Em torno de 20 km de estradas serão recuperadas nesta região, o que vai  facilitar o trânsito deste povo. As máquinas têm contribuído muito para melhorar o bem-estar da população, sendo utilizadas, também, na abertura de novas estradas e na limpeza urbana”, destaca o prefeito Paulo Gomes de Souza.

Já em Tocantínia, município do Estado onde se concentra a maior quantidade de indígenas, com a utilização das máquinas, a gestão municipal tem conseguido dar mais agilidade às ações que vão beneficiar o povo Xerente. 

“Distribuídos em 92 aldeias, nós temos mais de 4 mil índios que serão beneficiados diretamente pelas ações deste maquinário. Dentre os serviços estão a melhoria das estradas que dão acesso às aldeias, o apoio para as atividades de agricultura familiar e para a abertura de tanques escavados que vão ser construídos em duas aldeias. Além disso, estamos trabalhando na abertura e manutenção de estradas vicinais, abertura de cacimbas e abertura de tanques escavados para os pequenos produtores rurais. Nossa demanda tem sido enorme, mas estamos conseguindo atender e a população está satisfeita”, afirma o prefeito Manoel Silvino.

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, ressalta a importância dos benefícios chegarem a toda a população do Estado. “É este o resultado que queremos: todo o nosso povo sendo atendido, de norte a sul, na zona rural e urbana, indígenas e moradores de assentamentos rurais. Queremos que todos os municípios saibam que podem sempre contar com o nosso Governo”.

Assentamentos Rurais

Os assentamentos rurais do Tocantins também estão sendo beneficiados com as entregas das máquinas. O prefeito Oidio Gonçalves, de Santa Fé do Araguaia, conta que o equipamento chegou na hora certa e foi direto para o assentamento Andorinha. 

Na região norte do Estado, a prefeita de Xambioá, Patrícia Evelin, também destinou as máquinas para atender cinco assentamentos rurais. “Estamos trabalhando muito e a procura tem sido grande pela utilização destas máquinas. Nosso município tem mais de mil quilômetros de estradas vicinais e com o auxílio dos equipamentos vamos dar mais agilidade ao trabalho e conseguir beneficiar nossos cinco assentamentos”.

Ainda na região norte do Tocantins, no município de Pequizeiro, ao menos 14 assentamentos serão atendidos com ações de recuperação de estradas e serviços em cabeças de pontes. O prefeito Paulo Roberto Mariano conta que há muito tempo o município aguardava a chegada das máquinas para início de obras de infraestrutura. 
 
Já na região oeste do Tocantins, o município de Marianópolis abriga o maior assentamento de todo o Estado. Trata-se do Manchete, que reúne cerca de 480 famílias de produtores e que agora estão sendo beneficiados com recuperação de estradas e abertura de cacimbas. 

Em Babaçulândia, o prefeito Aleno Dias Guimarães também está apoiando produtores em assentamentos rurais. 

O município de Nova Rosalândia também está focando em obras de recuperação de estradas em assentamentos rurais da região. 

Da região centro-norte, em Pedro Afonso, as máquinas já recuperaram cerca de 150 km de estradas somente nas áreas da Agrovila Bom Tempo, Distrito de Anajanópolis, Rio Negro e Assentamento Rio Sono recuperadas. (Com informações da secom).



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento