07/08/2020 às 08h16min - Atualizada em 07/08/2020 às 08h16min

Para deputado, Ronaldo Dimas não gosta de pobre, Lula é honesto, Carlesse é ruim e saúde no Estado está um “bagaço”


Foto: Divulgação 
 
Alberto Rocha

O entrevistado do otocantins  é o deputado federal, Célio Alves de Moura (PT), um dos parlamentares tocantinenses mais atuantes na Câmara federal.  Eleito com 18.587 votos nas últimas eleições, Célio faz parte de várias comissões da Câmara e tem participação na aprovação de projetos importantes, como o do auxílio emergencial, auxílio para a cultura, além de projetos de sua autoria que estão em andamento na Câmara federal.

otocantins- Por que o PT quer levar uma candidatura própria para a Prefeitura de Araguaína?

Célio Moura - Partido que não disputa eleição, fracassa, desaparece...  Além disso, todas as obras estruturais dos últimos 12 anos em Araguaína foram construídas com verbas liberadas pelos presidentes Lula e Dilma. Tudo que Araguaína tem veio dos governos do PT. Vamos ter chapa completa nas próximas eleições.

Qual o projeto do PT para Araguaína?

Célio Moura-  continuar o crescimento da cidade, fortalecer a Universidade do norte do Tocantins, industrializar a cidade, fortalecer a saúde, construir o hospital geral, construir mais casas populares,  manter os filhos dos pobres na universidade, Araguaína vai crescer ainda mais em todos os setores. 

otocantins- Por que o partido não se alia à oposição?

Célio Moura- A verdadeira oposição em Araguaína é o PT. Todos os pré-candidatos, Elenil, Wagner, Marcus Marcelo, Jorge Frederico, são ou foram aliados de Marcelo Miranda ou do Siqueira Campos. Oposição é o PT. 

otocantins - O PT tem chance de chegar à prefeitura?

Célio Moura – Tem. Em 2004 disputamos contra tudo e contra todos. Na época, lutamos contra Marcelo Miranda, Siqueira Campos, os senadores, deputados, vereadores, Polícia Militar, Sindicato Rural, e perdemos com menos de mil votos.

Hoje é diferente, não tem nenhum candidato disparado nas pesquisas. O candidato do prefeito não decolou nem decola; Elenil da Penha e Jorge Frederico estão no mesmo patamar. Temos chance.

otocantins - Além de Araguaína, em quais outras cidades que o partido vai disputar?

Célio Moura - Vamos disputar em mais de 40 municípios. Somos  mais de 1.400  candidatos em todo o Estado. Vamos eleger vários prefeitos, prefeitas e vereadores.

Otocantins - Quem será o candidato do PT em Araguaína?

Célio Moura - Leador Machado, juiz do trabalho aposentado, um dos fundadores do partido, tem uma relação muito boa com a sociedade, é honesto, é sério e será uma novidade na disputa. Ele está preparado. Será a campanha de um tostão contra um milhão.

otocantins - Em que o PT ajudou no  desenvolvimento de Araguaína?

Célio Moura -  Na mudança do perfil da cidade. Todas as obras estruturantes da cidade foram de emendas liberadas pelos governos do PT, como a construção da UFT, IFTO, asfalto, iluminação na zona rural, Samu, farmácia popular, bolsa família, parque Cimba, Via Lago, conjuntos habitacionais, entre outras ações em Araguaína.

otocantins - Como o senhor avalia a administração de Ronaldo Dimas? Onde ele acertou e onde errou?

Célio Moura - Ele é um tocador de obras, mas todo o dinheiro que ele trabalhou veio de emendas do César Hallun, do Lázaro Botelho, professora Dorinha, do Osvaldo Reis, Dulce Miranda,  e outros. Dimas erra em privatizar a saúde e a educação. Ninguém sabe para onde vai o dinheiro da saúde nem quem administra. Tem um instituto aí, mas ninguém sabe para onde vai o dinheiro.  Ronaldo tem um defeito grave: ele não olha para o pobre, ele é gestor dos ricos.

Otocantins - E a administração do governador Mauro Carlesse, qual sua opinião?

Célio Moura - Até agora ele não disse a que veio. De março até agora, liberamos para ele mais de 800 milhões de reais para a pandemia e estamos em colapso, gente morrendo e nenhum hospital regional funcionando perfeitamente, está um bagaço. Carlesse abandonou a saúde. Agora quer privatizar tudo, só vai sobrar o Palácio; sair de Palmas, só de helicóptero. O que ele faz é um desaforo, quer vender tudo, mas não vai mexer no salário do poder judiciário, do Ministério Público, da Defensoria, do TCE nem da Polícia Militar. Quem vai se arrebentar são os trabalhadores mais simples. É um governo ruim; ele que está colocando o  Tocantins lá atrás. Não tem nenhuma obra dele no Estado. É um governador de promessa.

otocantins- Quem manda no PT do Tocantins,  Célio Moura, Donizete ou Zé Roberto?

Célio Moura- O PT tem várias correntes. No PT, a gente decide é no voto, somos democráticos. Donizete não manda mais no PT do Tocantins. Célio Moura e  Zé Roberto fortaleceram o partido. Somos o maior partido do Estado, o maior fundo eleitoral. Vamos ganhar as eleições.

otocantins-  Como advogado, o senhor acredita na justiça?

Célio Moura - Acredito na justiça. Sou advogado, defendo a democracia, mas a justiça precisa ser revigorada. Os poderosos têm mais força. Sem justiça não tem democracia e sem democracia não tem justiça. A justiça no Brasil melhorou muito.

otocantins - Por que, então,  o Lula, mesmo condenado, está solto?

Célio Moura - Lula foi condenado por um Tribunal sem respeito, sem credibilidade, sem provas, sem ter cometido nenhum crime. Lula foi condenado por um juiz parcial. Lula é o único preso que ficou  580 dais numa masmorra e todos os dias tinha gente dizendo: bom dia presidente Lula. Ele nunca foi dono daquele edifício nem de sítio.  Lula nunca comprou nem um carro, nem um lote, nem uma fotografia. Lula deve estar solto mesmo, ele é inocente.  Quem tem que ficar na cadeia é ladrão, vagabundo, corrupto. Lula é inocente. Ele será nosso candidato em 2022.



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento