01/08/2020 às 07h57min - Atualizada em 01/08/2020 às 07h57min

Em processo democrático, comunidade científica define nova representatividade nos colegiados ambientais


Foto: Governo do Tocantins 
 
A participação diversificada dos segmentos da sociedade nos colegiados ambientais do Estado no biênio 2020-2022 foi assegurada com a escolha das instituições titulares e suplentes que serão representantes da comunidade científica no Conselho Estadual do Meio Ambiente (COEMA) e Conselho Estadual dos Recursos Hídricos (CERH). Os dois colegiados são peças fundamentais na promoção de uma gestão ambiental democrática e participativa no Tocantins.

A escolha democrática aconteceu por meio de votação, após cada representante manifestar interesse na atuação em cada conselho. Sendo assim, a vaga de titular no COEMA ficou com o IFTO e a suplência com a Embrapa Pesca e Aquicultura; já no CERH a titularidade ficou com a UFT e a suplência com a UniCatólica. Cada instituição indicará, por meio de ofício, o nome de quem a representará no conselho.

Para o secretário executivo do CERH, o diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Araújo de Azevedo, o envolvimento da comunidade acadêmica no colegiado é muito importante e integra a formatação tripartite dos setores representados (poder público, sociedade civil organizada e usuários de água). “A comunidade científica tem um trabalho de pesquisa, extensão e inovação tecnológica em várias áreas, incluindo recursos hídricos, que contribui trazendo soluções para muitos conflitos que temos com relação à água e o meio ambiente como um todo”, destacou.

Representando a UFT na reunião, o professor Dr. Fernan Enrique Vergara Figueroa ressaltou as pesquisas feitas pelas instituições para a melhoria da gestão dos recursos hídricos no Estado como um dos pontos positivos dessa participação no CERH. “Sua representatividade, assim como sua atuação sempre podem agregar conhecimento técnico e novas tecnologias à solução de problemas de conflito pelo uso da água, assim como ajudar no uso sustentável das bacias hidrográficas do Estado”, pontuou.

O processo de escolha dos representantes foi elogiado pelo representante da Embrapa Pesca e Aquicultura, o pesquisador Eric Arthur Bastos Routledge, que possui mestrado em Aquicultura. Ele disse ainda que sua perspectiva quanto a esse novo biênio é positiva pela integração das instituições e que “a ideia é que de fato seja considerado um conjunto de pautas que sejam de interesse da comunidade científica do Tocantins dentro dos dois conselhos”. (Secom).


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento