28/07/2020 às 08h08min - Atualizada em 28/07/2020 às 08h08min

Semus alerta população para campanha de imunização contra o sarampo em Palmas


Foto: Divulgação 
 
Já está andamento em Palmas a campanha nacional contra o sarampo. Nesta etapa, o público é formado por pessoas de 20 a 49 anos. As doses estarão disponíveis nas 32 Unidades de Saúde da Família (USFs) da Capital, e serão ministradas até o dia 31 de agosto. Neste momento será utilizada a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). 

A campanha acontecerá de forma indiscriminada nesta faixa etária, independentemente da situação vacinal. Ou seja, todos devem tomar uma dose de vacina com o componente sarampo. 

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), a mobilização nacional da vacina é determinada pelo Ministério da Saúde, que realiza a terceira fase da campanha em razão do avanço da doença no País. 

Meta 
 
Ainda de acordo com a Semus, a estimativa populacional nessa faixa etária para Palmas é de aproximadamente 130 mil pessoas e a meta é atingir cobertura vacinal de no mínimo 95%. 

Este ano, até o momento, foram administradas 7.827 doses na Capital. Já no ano passado, a Semus vacinou 18.926 pessoas. 

Doença 
 

Desde 2018, o Brasil é afetado por surtos de sarampo com registros de mais de 29.000 casos e 30 óbitos. Além disso, surtos ativos da doença continuam a ocorrer em 10 Estados da Federação. O sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus e transmitida pela fala, pela tosse e pelo espirro e extremamente contagiosa, podendo ser contraída por pessoas de qualquer idade. (com informações da secom Palmas).





 



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento