24/07/2020 às 11h43min - Atualizada em 24/07/2020 às 11h43min

Governo do Tocantins desenvolve projeto de bovinocultura na Ilha do Bananal


Foto: Governo do Tocantins 
 
O secretário da Indústria, Comércio e Serviços (SICS) e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), recebeu o titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Thiago Dourado, para tratar do projeto de bovinocultura nas comunidades indígenas da Ilha do Bananal.
 
Através do projeto desenvolvido pela Ruraltins e Seagro e, que agora recebe o apoio da Adetuc, a ideia é disponibilizar crédito para os indígenas para que eles tenham seu próprio rebanho. Segundo o titular da Seagro, Thiago Dourado, já existe um crédito pré-aprovado de R$ 500 mil nesta primeira etapa, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura (Pronaf), via Banco da Amazônia, para atender as comunidades. 
 
Nos próximos dia 10, 11 e 12 de agosto, a equipe do Governo do Estado, composta por técnicos da Seagro, Ruraltins  e Adetuc deverá visitar os índios  Krahô-Kanela, no município de Lagoa da Confusão e a Aldeia Boto Velho/Javaé, na Ilha do Bananal, para levantamento das informações técnicas para elaboração dos projetos para a captação dos recursos.
 
“Queremos permitir que as comunidades tenham seu próprio rebanho como geração de renda , em vez de simplesmente alugarem os pastos como vem ocorrendo na ilha” afirmou o secretário. Atualmente, segundo Thiago Dourado, a Ilha do Bananal conta com 200 mil cabeças de gado, a maioria, criado em parceria com pecuaristas da região. (Secom/TO).






 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento