18/07/2020 às 07h59min - Atualizada em 18/07/2020 às 07h59min

Naturatins orienta população para manter distância de botos


Foto: Divulgação 
 
Aproximadamente 10 botos vermelhos, conhecidos também como boto do Rio Araguaia, foram vistos nas águas do lago de Palmas.

A bióloga e inspetora de Recursos Naturais do departamento de Fauna do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Angélica Beatriz Corrêa Gonçalves, destaca que os botos são os maiores golfinhos de água doce e enfatiza que, como todo animal silvestre também resiste à presença humana. A orientação do Naturatins refere-se a não aproximação dos bichos.

“Orientamos também para não tentarem tocar nos animais. Mas sim aproveitarem esse privilégio de ver um animal silvestre de perto. É importante apreciarem a natureza. Podem registrar a presença deles, mas nunca aproximarem”, explica a bióloga.

A ocorrência de botos nas águas do lago da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, pode se relacionar a redução de pessoas e embarcações na orla do lago, em razão das recomendações dos órgãos governamentais de distanciamento social, em decorrência da pandemia da Covid - 19.

“Possivelmente a diminuição de visitantes, turistas nas margens do lago favoreceu o aparecimento dessas espécies”. Angélica Beatriz conta que o aparecimento dos Inia araguaiensis está restrito entre os trechos dos barramentos entre a Usina Hidrelétrica do Lajeado e a Usina de Peixe Angical.

Bacia Araguaia – Tocantins

 
Oscar Barroso conta que além de ocorrer na Bacia Araguaia - Tocantins, o boto vermelho também se verifica na baía do Marajó. Apresenta elevado dimorfismo sexual com os machos adultos maiores e mais robustos que as fêmeas, chegando a 2,55 metros de comprimento e 200 kg de peso. ( com informações Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento