17/07/2020 às 07h56min - Atualizada em 17/07/2020 às 07h56min

Tocantins é apontado como o estado com menor número de denúncias de violência a idosos no País


Foto: Divulgação 
 
O Brasil registrou mais de 48,4 mil denúncias de violações contra pessoas idosas em 2019. Os números são do balanço do Disque 100 (Disque Direitos Humanos), divulgados em junho de 2020. Por sua vez, o Tocantins foi apontado como a unidade da federação com o menor índice. Assim, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio de sua gerência de Diversidade e Inclusão social, responsável pela promoção da política de atendimento ao idoso no estado, avaliou o score para compreender o real cenário desta colocação.

Cálculo

Responsável pelo Disque 100, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) explica que foi utilizado o critério "denúncias por 100 mil habitantes". O objetivo consiste na obtenção de indicadores que permitam comparar diferentes localidades, independente do tamanho da população.

Tocantins

O estado mais jovem do Brasil ficou com o índice 9,6 o que corresponde a um número de 398 denúncias durante todo o ano de 2019. A diretora de Direitos Humanos da Seciju, Sabrina Ribeiro, falou sobre os números e sobre o posicionamento da Gestão na promoção da proteção da pessoa idosa. “Ficamos satisfeitos que o nosso estado seja o último colocado desta classificação, que é tão ruim, mas não podemos descansar. Queremos fazer muitos mais”, ressaltou.

Brasil

O país registrou mais de 48,4 mil denúncias de violações contra pessoas idosas em 2019. O número representa um aumento de 22,6% quando comparado ao ano anterior. Em 2018, o serviço registrou 37,4 mil casos referentes ao segmento. (com informações Secom).




 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento