15/07/2020 às 07h55min - Atualizada em 15/07/2020 às 07h55min
Governo do Tocantins adia reabertura do Parque Estadual do Jalapão
Foto: Divulgação O Governo do Tocantins decidiu adiar, por tempo indeterminado, a reabertura do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) para visitação turística. A medida foi anunciada pelo secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, e pelo secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini.
O secretário Tom Lyra publicou um vídeo em que destacou que a medida foi tomada com base na manifestação contrária dos prefeitos de Ponte Alta, Mateiros e São Félix, que compõe a região do Jalapão, pela não reabertura do local para visitações turísticas.
“O governador Mauro Carlesse recebeu a notícia de que os prefeitos não suspenderão os seus decretos para acompanhar o decreto de reabertura do Parque Estadual do Jalapão do Governo do Tocantins, a partir do dia 19 de julho de 2020”, informou.
O secretário Tom Lyra afirmou que o Governo do Tocantins só voltará a tratar deste assunto novamente quando “os quadros da Covid-19 apontarem para uma maior segurança com protocolos adequados”.
Entenda
O Governo do Tocantins estava discutindo a reabertura do Parque Estadual do Jalapão com os municípios da região e também com o trade turístico. Para a reabertura do parque, uma série de protocolos de segurança deveriam ser obedecidos, além da instalação de barreiras sanitárias, e ainda, o treinamento dos profissionais ligados ao setor sobre a implementação dos protocolos.
A proposta inicial era que os atrativos do PEJ controlados pelo Governo do Tocantins – Cachoeira da Velha/Prainha, Dunas e Serra dos Espírito Santo – poderiam ser reabertos aos turistas a partir do dia 19 de julho (próximo domingo). Com a decisão, as visitações turísticas seguirão suspensas. (com informações da Secom).