14/07/2020 às 08h31min - Atualizada em 14/07/2020 às 08h31min

Vacinação contra raiva em cães e gatos passa a ser agendada previamente na Capital


Foto: Divulgação 
 
Para evitar desperdícios, a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses de Palmas (UVCZ) adotou ação estratégica para o atendimento de tutores que desejam vacinar cães e gatos contra a raiva. A partir da próxima quarta-feira, 15, a vacinação ocorrerá após agendamento prévio feito em formulário online.

A vacinação contra raiva em cães e gatos ocorre durante todo o ano por demanda espontânea na unidade. O imunizante oferecido pela UVCZ é apresentado de forma líquida, em frasco de 25 doses. Após a abertura, é recomendado que a vacina seja utilizada por um período máximo de 24 horas, situação que exige que 25 animais sejam vacinados durante o período de utilização do imunobiológico.
 
No formulário, que pode ser acessado no endereço eletrônico, o tutor deve informar nome, endereço, telefone para contato, e-mail, espécie (se é cão ou gato) e quantidade de animais a serem vacinados.

Raiva

Ele explica que a raiva é uma zoonose infectocontagiosa aguda e fatal, caracterizada principalmente por sinais nervosos de agressividade, dificuldade de deglutição, excesso de salivação e paralisia, sendo considerada uma zoonose de grande importância em saúde pública, mas que é prevenível através do uso de vacinas. (Prefeitura de Palmas).




 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento