04/07/2020 às 07h52min - Atualizada em 04/07/2020 às 07h52min

Estudantes de Gurupi desenvolvem projeto de reciclagem de computadores para utilização em aulas de música


Foto: Divulgação 
 
As tecnologias estão em constante atualização e, com frequência, equipamentos se tornam obsoletos, mas o que pouca gente sabe é que, por meio de um processo chamado metarreciclagem, esses equipamentos podem ser reaproveitados dentro de projetos educacionais. Esse foi o start para três estudantes do Colégio Militar do Estado do Tocantins – Presidente Costa e Silva, de Gurupi, iniciarem um trabalho de recuperação dos laptops que faziam parte do antigo projeto Um Computador por Aluno (UCA).

Desde que tiveram a iniciativa, os estudantes já recuperaram mais de 80 computadores. A ideia é que, após passar por uma formatação, os equipamentos possam ser usados na formação dos estudantes do ensino médio técnico em Instrumento Musical, conforme explicou o diretor da unidade de ensino, capitão Tiago do Nascimento Alves de Paula. 

Solidariedade

Mas o que levou os estudantes a utilizarem alternativas para o uso dos computadores? Solidariedade. Esse foi o espírito que motivou cada um deles, como explica Arthur Vinícius Pires da Silva, aluno da 2ª série do ensino médio. “A gente pensa em todos os nossos colegas e a gente quer fazer uma coisa inovadora. Esse é o ânimo que temos, inovar, trazer possibilidades para melhorar a nossa Educação, a nossa aprendizagem. E nossos planos são fazer um projeto maior, que chegue às outras escolas, e que essas unidades de ensino possam aproveitar esses equipamentos”, ressaltou.

Além de Arthur, estão juntos no projeto os estudantes Hiury Henrique Freire e Brenno Felipe Alves Aires. (Governo do Tocantins).





 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento