27/06/2020 às 09h07min - Atualizada em 27/06/2020 às 09h07min
Primeira Dama se destaca pelo trabalho social entre a população carente do Município
Primeira-dama é o título informal que se dá à esposa de um governante, seja ele prefeito, governador ou presidente da República.
Em Babaçulândia, norte do Estado, Cleuma Batista, mais conhecida como “Maninha”, esposa do prefeito Aleno Dias, é um exemplo de como uma esposa carismática pode ajudar a transmitir uma imagem positiva da gestão municipal. Formada em Assistência Social, a primeira dama é muito elogiada pela forma como trata as pessoas.
Educada e vista como um diferencial na administração do esposo, Maninha diz que o papel de primeira-dama em um município pequeno e carente requer responsabilidade, doação e muito amor às pessoas, especialmente as mais carentes.
“Além do respeito, temos que nos doar; às vezes, não somos só a primeira-dama, somos também a mãe, a avó, a irmã, a amiga; as pessoas sempre precisam de ajuda, por isso temos de dar uma resposta positiva a quem nos procura, independente de quem quer que seja”, disse.
A porta da residência do casal está sempre aberta e a casa sempre cheia de gente; todos os dias chegam pessoas à procura de ajuda. Maninha disse que aprendeu com o esposo a ser mais solidária com as pessoas.
“A paixão do Aleno é cuidar do povo, e isso é uma tarefa de todo dia. Ele é solidário com todos, não tem inimigos, estende a mão para quem precisa; a nossa casa está sempre cheia e sabemos respeitar as pessoas, independente do cargo. Todos os dias estamos na luta ajudando a quem precisa”, disse Maninha.
Questionada se pretende disputar algum cargo político, ela responde:
“Meu papel é cuidar bem da minha família, da população e ajudar o prefeito a administrar o Município, socorrer os mais necessitados e contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade”, finalizou.
De onde vem o título de Primeira - Dama
O título de Primeira- Dama é do ex-presidente dos Estados Unidos, Zachary Taylor (1849–1850). A princípio, a primeira-dama não possui funções oficiais dentro do governo, mas costumam participar de cerimônias públicas e organizar ações sociais, tais como eventos beneficentes.