18/06/2020 às 07h50min - Atualizada em 18/06/2020 às 07h50min

Prefeitura de Palmas desenvolve estudo sobre a criação do peixe tambatinga em quatro tipos de tanques


Foto: Divulgação 
 
Os primeiros 300 de 1.500 alevinos de peixe tambatinga, que farão parte do estudo técnico direcionado pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), sobre o cultivo da espécie em quatro diferentes tanques foram inseridos nos locais na manhã desta quarta-feira, 17.
 
Os tanques de alvenaria, adobe, lona de vinil e escavado estão localizados na Fazendinha do Calor Humano, espaço permanente da Seder no Centro Agrotecnológico de Palmas. Os demais alevinos serão levados para o local nesta sexta-feira, 19. O povoamento e o acompanhamento diário são feitos sob orientação técnica da engenheira de aquicultura Maíra Zambonato Dorneles.
 
O objetivo central do estudo é testar a adaptação da tambatinga conforme as condições climáticas de Palmas, bem como qual será o melhor resultado obtido nos diferentes tanques. Quando atingirem o ponto de abate, em torno de sete meses, a expectativa é de que cada peixe adulto alcance o peso entre 1,2kg e 1,5 kg. Toda a alimentação será feita com ração.
 
Sobre a espécie
 
A tambatinga é resultado do cruzamento induzido entre a fêmea do tambaqui e o macho da pirapitinga. O híbrido detém as principais características das espécies cruzadas, tendo boa aceitação comercial devido ao corpo arredondado, corais prateados e com pigmentação avermelhada na parte frontal (peitoral). (secom Palmas).


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento