15/06/2020 às 09h58min - Atualizada em 15/06/2020 às 09h58min
Com falta de testes para covid-19, Araguaína suspende temporariamente divulgação de contaminação do coronavírus
Foto: Divulgação O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen) informou a Prefeitura de Araguaína que está desabastecido de insumos necessários para análise das amostras de pacientes suspeitos para covid-19. Com isso, a Prefeitura irá suspender temporariamente a divulgação de novos casos para evitar falsa sensação de segurança, já que sem essa análise o registro de crescimento da doença ficará comprometido.
A Secretaria Municipal de Saúde continua coletando amostras de swab diárias em pacientes atendidos nas unidades básicas de referência e pronto atendimento e ainda em domicilio. O material coletado será enviado para o Lacen, porém o resultado dos exames não tem data prevista.
A Prefeitura de Araguaína está contribuindo na aquisição dos insumos para o Lacen e já comprou cinco mil kits de extração e outros materiais necessários para processamento das amostras. Também continua realizado o teste rápido em pacientes após o sétimo dia da manifestação dos sintomas.
A parceria da Prefeitura de Araguaína com a empresa JBS Friboi, proporcionou a doação de 100 camas hospitalares que serão instaladas no Hospital Municipal de Campanha (HMC) e Hospital Eduardo Medrado (HMA). No HMC, as camas novas substituirão algumas das camas usadas atualmente e ainda ampliarão de 20 para 40 leitos.
Cinco desses leitos serão transformados em unidades de tratamento intensivo (UTI), com equipamentos já doados pelo senador Eduardo Gomes. (com informações da ascom).