06/06/2020 às 13h36min - Atualizada em 06/06/2020 às 13h36min

Pesquisadores da UFT atuam em parceria com equipe francesa no desenvolvimento de diagnóstico da Covid


Créditos: Wordpress (Divulgação)
 
O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA), do Câmpus de Palmas, começou a atuar, em parceria com pesquisadores franceses, no desenvolvimento e adaptação de uma metodologia para diagnóstico da Covid-19. O método consiste no uso de nanopartículas de ouro bioconjugadas com anticorpos para a detecção do vírus SARS-COV-2. Segundo a professora Glêndara Martins, membro do PPGCTA e responsável pela parceria com a equipe francesa, a perspectiva é desenvolver um diagnóstico em que o resultado saia em cinco minutos, com custo inferior a US$ 10 (dólares) por teste. 

“A ideia é que se tenha uma compatibilidade entre emissão e absorção de espectro para as partículas de ouro ajudarem, ou pelo menos permitirem, a fluorescência, levando ao diagnóstico rápido e de baixo custo.  A equipe da França já está com a parte experimental avançada e temos dados relevantes. Nos próximos dias, devemos publicar um short communication com os resultados preliminares obtidos”, destaca Glêndara.

Projeto integra rede nacional formalizada pela UFT 

O projeto faz parte de uma Rede Nacional de Cooperação que está sendo formalizada pela UFT - por meio de seu Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) - com instituições como a Universidade de Brasília (UnB), o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), a Universidade de São Paulo (USP) e as federais de Goiás (UFG), Minas Gerais (UFMG) e Fluminense (UFF). 

“O PPGCTA nos trouxe essa demanda e o NIT tem envidado esforços para a formalização da Rede. O documento já foi construído e será encaminhado para avaliação e assinatura das instituições nos próximos dias. Uma rede de cooperação desse porte é inédita na UFT e acreditamos que a parceria entre essas grandes instituições trará excelentes frutos”, ressalta Claudia Auler

O coordenador do PPGCTA, professor Alex Fernando de Almeida, lembra que a execução do projeto é de extrema importância no cenário atual, inserindo o Programa numa demanda de urgência mundial. “A consolidação da cooperação abrirá inúmeras oportunidades para a UFT no contexto do ensino e da pesquisa de ponta”, afirma ele. ( da assessoria).



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento