30/05/2020 às 08h12min - Atualizada em 30/05/2020 às 08h12min

Governo investe em pesquisas científicas na área do agronegócio


Foto: Divulgação 
 
Com vocação forte para a produção rural, o Estado alia tradição com pesquisa e tecnologia avançadas. Com um sistema de laboratórios que viabilizam o desenvolvimento de pesquisas científicas pela respeitável comunidade científica do Tocantins, vários estudos na área do agronegócio estão em fase de conclusão e têm alavancado descobertas inovadoras que beneficiam a sociedade. Desta forma o Governo federal e estadual tem tornado possível a concretização dos trabalhos por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt).

Os estudos científicos na área do agronegócio se concentram em diversas regiões estratégicas como Palmas, Gurupi e Araguaína, e conta com a participação de 300 pesquisadores com mestrado e doutorado, bem como graduandos. Dentre os quais destacamos: 
A Estruturação do Centro de Produção e Pesquisa de Peixes Nativos (CPPPN), é outro projeto que avalia as melhores práticas e técnicas para o cultivo de peixes nativos em tanques escavados.  

Ainda vale citar a Consolidação do Centro de Pesquisa em Agroenergia (CPAGEN), que atua no desenvolvimento de produção de etanol através de batata doce, com estimativa de rendimento superior ao da cana de açúcar.

Palmas também conta com o laboratório de controle de qualidade em plantas do cerrado com potencial de uso em fitoterapia. E implantação e consolidação do Centro de Pesquisa em Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares (CEPLAMAC), ambos estudam os benefícios e potenciais das plantas medicinais.

Ciência e Tecnologia em Gurupi – TO

E os investimentos não param. Na terceira maior cidade do Tocantins, considerada o polo regional de toda a região sul do Estado, está em andamento a Pesquisa e desenvolvimento de fitoterápicos a partir do cultivo de plantas (FITOTEC). Além da pesquisa sobre Impactos do uso de efluentes de fossa séptica biodigestor para fertilização de solos nas propriedades da agricultura familiar (FitoUnirg). A cidade também conta com o Laboratório de Análise de Resíduos Orgânicos – AGRO, que estuda o comportamento e faz a analise física e orgânica dos solos do cerrado. (secom).





 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento